Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Agosto Lilás 2023

Agosto Lilás 2023

Segunda edição do Projeto Conversas de Trabalho aborda violência contra as mulheres

Publicada em 08/08/2023

Como parte da programação do Agosto Lilás, a Ouvidoria do MPF, a SSI-Saúde, o CNMP, Grupo de Trabalho Diversidades (CNPEAD) e a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT) promoverão a segunda edição do Projeto Conversas de Trabalho. Dessa vez, em sintonia com a campanha de conscientização desenvolvida em todo o país, a pauta das conversas será a violência contra as mulheres.

O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, das 14h às 17h, pela plataforma Zoom. As inscrições para os encontros podem ser feitas pelo Hórus até as 23h59min de 29 de agosto.

Demandadas pelo Grupo de Trabalho Diversidades (CNEPEAD), as ações têm o objetivo de promover o compartilhamento de percepções sobre o trabalho e de relatos sobre  situações  vividas pelas mulheres em razão de seu gênero; coletar  sugestões  de  como  prevenir  situações  de desconforto ou violências nos locais de trabalho; estimular o desenvolvimento e o compartilhamento de práticas que auxiliem as mulheres; e pautar o desenvolvimento de ações de educação e prevenção às formas de discriminação no MPF.

Programação — No dia 30 agosto, a Roda de Conversa será mediada pela servidora da PR/RS Lisane Berlato e pela procuradora da República Susete Bragagnolo. No dia 31 de  agosto, as mediadoras serão a servidora da PRR3 Denise Alves Chicolli e a servidora do CNMP Ana Karine de Almeida Andrade.

Adicional de Qualificação — A DQVT informa que a participação contará para adicional de qualificação (AQ) para quem fizer a inscrição prévia para os dois encontros, no Hórus,  e comprovar a participação nos eventos, com a assinatura das listas de presença que ficarão disponíveis em chat de conversa no Zoom.

Primeira Edição — Em maio deste ano, a DQVT promoveu a primeira edição do Projeto Conversas de Trabalho com pautas sobre o combate aos assédios moral e sexual e à discriminação no ambiente de trabalho. A Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho considera as ações exitosas, já que se revelam como um modelo horizontal de escutas necessário nos espaços do MPF.

O Projeto Conversas de Trabalho nasceu da necessidade de se trabalhar os eixos  temáticos  abordados pela DQVT, como a prevenção do assédio moral no trabalho. A iniciativa também atende à Recomendação do CNMP 88/2022, que dispõe sobre a criação de  Ouvidorias  das Mulheres nos ramos do Ministério  Público, bem como à Resolução 89/2022 que trata da criação de ciclos de diálogos sobre a Lei Maria da Penha.

Confira aqui a cartilha e o folder.

Matérias relacionadas

https://portal.mpf.mp.br/novaintra/informa/2023/atuacao-finalistica/lei-que-tornou-crime-violencia-politica-de-genero-completa-dois-anos-com-124-casos-monitorados-pelo-mpf

registrado em: Controle do Estresse
Portal da Saúde