Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seu Sorriso Vira Arte

Seu Sorriso Vira Arte

Participe da Campanha “Seu Sorriso Vira Arte” e colabore com o Meio Ambiente

Publicada em 05/07/2023

A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde), em parceria com a Assessoria de Sustentabilidade da PGR, adere a campanha de recolha de escovas dentais usadas e embalagens plásticas de materiais de higiene oral.

Além dos materiais passarem a ser descartados de forma correta, a campanha na PGR irá colaborar com a ONG Amigo da vez e com a Curaprox. Essas entidades mantém a campanha Curacycle que, ao recolher os materiais plásticos, fazem obras de arte para leilão, placas gigantes para fabricação de lixeiras, móveis, caixas e outros utensílios.

Na PGR, a Assessoria de Odontologia e a Assessoria de Sustentabilidade disponibilizam desde do início de julho de 2023 várias caixas coletoras (para descarte de escovas dentais usadas e embalagens plásticas) que estão distribuídas nos Blocos A, B, E e no restaurante.

Saiba mais sobre sustentabilidade

Em 2023, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho por iniciativa das Nações Unidas, centra-se no desafio sob o tema "Soluções para a poluição plástica". A poluição causada por plásticos é um problema de escala global.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) adverte que a humanidade produz mais de 430 milhões de toneladas de plástico por ano. Desse total, dois terços são produtos descartáveis. Embora seja um material flexível, econômico e durável, o plástico possui diversos efeitos nocivos atrelados a seu uso.

Trata-se de um material que pode levar centenas de anos para se decompor, de modo que, após ser descartado, acumula-se no meio ambiente até atingir um ponto crítico: sufoca a fauna marinha, deteriora o solo, envenena as águas subterrâneas, contribui para as mudanças climáticas e pode afetar a saúde humana.

Em termos práticos, quando falamos em sustentabilidade, estamos nos referindo ao ato de suprir as necessidades do presente, sem afetar as gerações futuras. A odontologia, apesar de essencial para o bem-estar do ser humano, é uma área que produz uma quantidade considerável de resíduos sólidos, incluindo o plástico.

É fato que usar a escova de dentes diariamente é extremamente importante para saúde bucal. Mas, já pensou o que acontece com sua escova de dentes depois que você a descarta? Sua escova de dentes é feita de plástico, um material que leva cerca de 450 anos para se decompor! Se não reutilizado ou descartado da forma correta, grande parte acaba parando no mar, poluindo o meio ambiente.

Existem alternativas sustentáveis para mudar essa realidade, como a substituição da escova de plástico pela escova feita de bambu, que ajuda a reduzir a poluição dos oceanos. Aliás, o bambu não precisa de substâncias tóxicas para sua produção e seu replantio, já que após o corte ele brota novamente. Outra opção é a escova que possui cabo de alumínio reutilizável, que se trata de uma escova manual com cabeça removível e corpo feito de alumínio, tendo 80% menos plástico que uma comum. Saiba mais sobre os tipos de escovas dentais em https://saude.mpu.mp.br/noticias/escovas-dentais-especiais.

registrado em: SSI-Saúde, Saúde Bucal
Portal da Saúde