Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escovas Dentais Especiais

Escovas Dentais Especiais

Conheça diversos tipos de escovas de dente e suas utilidades

Publicada em 09/11/2021, por Melissa Ferreira Alves Dias, Técnica do MPU – Saúde Bucal

Objetivando aumentar a motivação do paciente, trazer inovações industriais e tecnológicas, ser sustentável, melhorar o resultado da escovação ou complementar a limpeza bucal de próteses e aparelhos ortodônticos, foram desenvolvidas diversas escovas com características especiais. Conheça:

Escovas aromatizadas

Mostraram-se boas em relação a aumentar a motivação de crianças para a escovação bucal, já que podem ter cheiros e gostos agradáveis às crianças.

Escova com timer luminoso

Escovas com cabos que possuem luzes em led e que piscam durante o tempo necessário para uma escovação ideal também se mostraram boas, em relação a aumentar a motivação de crianças para a escovação bucal, em comparação àquelas com cabos convencionais.

 

Figura: Escova com luz de led – Fonte: https://youtu.be/C5UMP0YfZu0 

Escova com marcador indicativo do momento de troca

Como as escovas dentais perdem sua eficácia com a deformação das cerdas, adiciona-se nesses modelos de escova um corante, que vai se perdendo gradualmente ao longo das escovações. Ele é aplicado a um conjunto de cerdas da escova dental para ser um indicador facilmente detectado do momento de substituição da escova.

 

Figura: Escova nova com corante marcador – Fonte: https://oralb.com.br/pt-br/produtos-colecao/escovas-de-dentes-manuais                                                                                                                       

 

Figura: Escova usada com corante marcador - Fonte: https://oralb.com.br/pt-br/produtos-colecao/escovas-de-dentes-manuais                                                                                                                       

Escovas de cabeça tripla

 

Figura: Escova convencional e escova de cabeça tripla – Fonte: OLIVEIRA LB et al. 2011.

Em um contexto onde não houve treinamento prévio das crianças, nem supervisão, o modelo de escova de cabeça tripla se mostrou estatisticamente mais eficaz que a escova convencional, para quando elas realizavam a escovação sozinhas.

Escovas elétricas

A escova elétrica tem sua indicação principal para indivíduos com dificuldades temporárias ou permanentes de coordenação motora, pacientes especiais e idosos.

Os resultados mostraram que ela foi significantemente mais eficaz na remoção de placa, na redução de locais com sangramento, do que a escova convencional, para esses pacientes.

Utilizadas como motivador infantil, elas funcionam somente se a criança já adquiriu o hábito da higiene bucal, do contrário, ela funcionará somente no início, como novidade, e será posta de lado com a perda de interesse, após algum tempo. 

As mais comuns exibem trajetórias laterais e rotatórias da cabeça sendo que, mais recentemente, foram introduzidas no mercado escovas elétricas com uma grande combinação de movimentos, como oscilatórios e as que operam com frequências ultrassônicas.

Elas podem ser mais atrativas para algumas pessoas por representarem uma solução moderna para os problemas do cotidiano.

 

Figura: Escovas elétricas – Fonte: LINDHE J et al. 2010.

Escova Monobloco

Feita de material sintético leve, com cabo angulado, e hastilhas do mesmo material, em substituição às cerdas, ela é produzida em uma única operação industrial, por um processo de injeção de um polímero termoplástico em matriz complexa refrigerada e automatizada. Ela demonstrou ter boa eficiência e acumular menos microrganismos, já que não possui emendas.

 

Figura: Escova monobloco – Fonte: https://www.amazon.com.br/dp/B084C56HZL/ref=cm_sw_r_wa_apa_i_ZJPH28JR9ZKTXWEF1G8R

Escovas em bambu

Pensadas de maneira a serem mais ecológicas (já que não ulitizam plástico em seu cabo), muitas são 100% veganas e produzidas sem testes em animais. São fabricadas com cabos em bambu, material que naturalmente já possui resistência a bactérias, e algumas possuem cerdas banhadas com carvão ativado, com a promessa de clarear os dentes e também de evitar a proliferação de fungos e bactérias (mas que, na verdade, pode acabar promovendo desgaste dental e aumento de sensibilidade, por serem mais abrasivas).

Em termos de sustentabilidade, é importante observar que algumas escovas possuem cerdas feitas em nylon, não sendo totalmente biodegradáveis (apesar do cabo em bambu o ser). Ainda assim, elas têm um impacto ambiental bem mais baixo do que as escovas convencionais.

 

Figura: Escova em bambu – Fonte: autora.

Escova em bioplástico feito a partir da cana-de-açúcar

O grande diferencial dessa escova é ela ser feita a partir de base biológica (bioplástico à base de cana-de-açúcar para o cabo e cerdas macias feitas a base de óleo de mamona), que são matérias-primas renováveis. Além disso, o fabricante afirma reciclar 95% das emissões de dióxido de carbono liberadas durante o ciclo de vida do produto e utilizar 100% de energia verde na produção, que vem em parte da instalação de painéis solares na fábrica.

 

Figura: Escova à base de cana-de-açúcar – Fonte: https://tepe.com.br/.

Escova ecológica

Foi feito um experimento de uma escova feita de pedaços de bucha vegetal presa em palitos de bambu, chegando-se à conclusão de que ela pode ser usada com bons resultados, como um meio alternativo e econômico para higienização bucal, especialmente em comunidades extremamente carentes.

 

Figura: Palito de bambu – Fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1793265413-espeto-bambu-aperitivo-18cm-50-und-golf-biodegradavel-_JM

 

Figura: Bucha vegetal – Fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1531291507-500-sementes-de-bucha-vegetal-luffa-cylindrica-_JM#&gid=1&pid=4

Graveto Miswak

O graveto Miswak é um ramo da árvore Salvadora Pérsica, que possui no seu interior filetes que se comportam como “cerdas” naturais que têm eficácia na limpeza dos dentes e da boca e ainda contam com propriedades antimicrobianas. Podem ser usados como um meio alternativo e econômico para higienização oral, especialmente em comunidades extremamente carentes.

Figura: Graveto Miswak – Retirada de https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1

ESCOVAS COM INDICAÇÕES ESPECIAIS

Escovas interdentais

Recomendadas para adultos que foram submetidos à cirurgia periodontal, ou já são portadores de doença periodontal avançada, e que, portanto, apresentam os espaços entre os dentes aumentados e superfícies radiculares parcialmente expostas. Também são recomendadas para pacientes em tratamento ortodôntico com aparelhos fixos.

 

Figura: escovas interdentais – Fonte: autora.

Escova unitufo

É eficaz tanto para pacientes portadores de doenças periodontais, quanto para crianças com dentes em erupção, já que permite uma limpeza mais detalhada e individualizada do dente que ainda não saiu completamente da gengiva, por exemplo.

 

Figura: escova unitufo – Fonte: autora.

Escovas para pacientes em tratamento ortodôntico

Em ortodontia, a higienização pode ser incrementada pela instrução e a motivação quanto ao uso de instrumentos auxiliares como escovas dentárias com variação no desenho, como escovas com duas fileiras de cerdas, as ortodônticas (com cerdas com depressão central em forma de V- para limparem acima e abaixo dos braquetes simultaneamente), além da associação com as escovas interdentais e a unitufo.

 

Figura: escova ortodôntica – Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/39473036

                                       

Figura: Escova ortodôntica – Fonte: Biodonto

Escovas para higienizar próteses totais e parciais removíveis

As escovas indicadas para a higienização de dentaduras e próteses parciais removíveis são maiores que as escovas de dente comuns, têm cerdas duras e o desenho é adequado ao formato da prótese.

Mais informações sobre higienização de próteses dentárias podem ser encontradas no link: https://saude.mpu.mp.br/noticias/proteses-dentarias-tipos-e-higienizacao-adequada

Figura: escovas para próteses-fonte: https://m.magazineluiza.com.br/escova-dental-kess-denture-para-proteses-e-aparelhos-removiveis-cores-sortidas/p/fkjj8f84kg/me/mskd/?&seller_id=drogariaaraujosa&&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=54222&gclid=Cj0KCQjw9YWDBhDyARIsADt6sGYKjMK5U5dYkakHn136e8HGWdDv1dgWgYGNr39ti-Q6T-YFErucf8caAuoREALw_wcB

 

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE IM et al.  Eficácia das escovas manual e elétrica na remoção do biofilme de próteses totais,  RGO - Rev Gaúcha Odontol., Porto Alegre, v.61, n.1, p. 21-26, jan./mar., 2013.

ASSIS R - Escova de bambu: Veja como escolher o melhor modelo em 2021 https://www.reviewbox.com.br/escova-de-bambu/#attachment_28660

BARROS OB et al. Escovas Dentais PGR-Pós-Grad Rev Fac Odontol São José dos Campos, v.4, n.1, jan./abr. 2001.

BLODONTO -Escovas Dentais Especiais - http://blodonto.blogspot.com/2012/12/escovas-dentais-especiais-protecao.html?m=1

BOTTAN et al. Critérios adotados para a escolha da escova dental: estudo com consumidores de Florianópolis, Santa Catarina (Brasil), Rev Sul-Bras Odontol. 2010 Jun;7(2):173-81.

CARRANZA FA, Newman, MG et al. Periodontia Clínica. 12a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

GARCIA CJ et al. Avaliação Clínico-Gengival De Diferentes Escovas Dentais - Arquivos do MUDI, v19, n1, p. 57-68. 2015.

LEITE et al. Avaliação da Eficácia da Escova Ecológica e do Juá no Controle de Biofilme Dentário em Crianças Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, 12(3):337-43, jul./set., 2012.

LIMA et al. Critérios Utilizados Para Escolha Da Escova Dental: Pesquisa Com Alunos De Um Colégio Público De Jussara – PR - Uningá Review V.20,n.2,pp.15-18 (Out - Dez 2014).

LINDHE J et al. Tratado de Periodontia Clínica e Implantodontia Oral, 5a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

OLIVEIRA LB et al. Eficácia Da Escova Dental Convencional E De Cabeça Tripla Na Remoção Do Biofilme Dental Em Crianças - RGO - Rev Gaúcha Odontol., Porto Alegre, v.59, n.2, p.259-263, abr./jun., 2011.

SALIBA TA et al. Escova Dentária: A Escolha Do Consumidor - ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 9, n. 6, p. 609-613, 16 dez. 2020.

VALDO  LA Escovas Dentais Convencionais: Um Instrumento Universal Avançado De Grande Valia Na Prevenção Da Cárie E Das Doenças Periodontais, Suas Características, Contaminação Das Cerdas Pela Flora Microbiota Bucal E Por Outros Meios. Monografia TCE/UNICAMP V233e FOP 2002.

ZAZE et al. Eficácia De Diferentes Tipos De Escovas Dentais Na Remoção Do Biofilme Bucal, Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 101-109, maio/ago. 2016.

registrado em: Saúde em Rede, Saúde Bucal
Portal da Saúde