Materninho

Você está aqui: Página Inicial / Materninho

Apresentação

O Materninho reconhece a importância das experiências na primeira infância e adota como objetivo geral o cuidado e a educação visando ao desenvolvimento integral e dinâmico da criança (cognitivo, afetivo, linguístico, social, moral e físico-motor). 

São objetivos específicos do berçário:  

- incentivar e possibilitar o aleitamento materno no ambiente de trabalho;

- favorecer a continuidade do vínculo entre a mãe e a criança como fator preponderante no desenvolvimento infantil;

- oferecer oportunidade e estímulo para o pleno e natural desenvolvimento da criança;

- acompanhar e orientar a mãe nutriz; 

- incentivar e orientar quanto à alimentação complementar adequada.

O berçário procura oferecer ambiente de educação e socialização complementar ao da família, com segurança, cuidados de higiene e alimentação em clima afetivo e estimulante ao crescimento da criança em todos os aspectos.  

O Materninho mantém espaço para amamentação na PGR, com a finalidade de proporcionar à mãe nutriz local para permanecer com a criança e amamentá-la durante o horário de trabalho.

Seu atendimento não se restringe a essa unidade, mas também à PRR da 1ª Região e à PR/DF, e, através de Termo de Cooperação, atende ao CNMP e à ESMPU, de acordo com os critérios estabelecidos na Instrução de Serviço nº 1/2018. 

  • Benefícios para os bebês

Além da oportunidade de estarem mais próximos das mães, os bebês terão, durante o período de permanência no berçário, acompanhamento de nutricionista, psicopedagoga, gerente de serviços de berçário e de equipe de apoio especializada, bem como das auxiliares de educação infantil. O berçário também conta com a parceria da psicologia e odontopediatria da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde. Através do pronto-atendimento, a  SSI-Saúde também oferece os serviços de pediatria e enfermagem, e através de pronto-atendimento e agendamento, os serviços de oftalmologia e dermatologia.

  • Benefícios para mães e pais

Saber que os filhos estão próximos e poder amamentá-los, sem dúvida, oferece segurança e tranquilidade às mães e permite que mantenham o bom desempenho profissional. A partir da Instrução de Serviço n 1/2018, de acordo com os critérios estabelecidos, o Programa de Assistência à Mãe Nutriz estendeu seu atendimento aos filhos e filhas de pais servidores.  Para que as mamães e papais tenham ainda mais conforto e confiança, estão previstas câmeras de vídeo para monitoramento dentro da PGR, via intranet, dos bebês que estiverem no berçário.

Funcionamento do berçário

De segunda a sexta-feira (exceto dias de feriado e recesso regulamentar), das 8h às 20h.

Coordenação do berçário
Telefone: (61) 3105-6365
PGR-materninho@mpf.mp.br

Portal da Saúde