Você está aqui: Página Inicial / Serviços / SSI-Saúde / Secretaria

Secretaria

A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde – SSI-Saúde, do Ministério Público Federal, desenvolve ações de saúde nas vertentes promoção, assistência, acompanhamento e perícia.

O público atendido pela SSI-Saúde compõe-se de: membros e servidores, ativos e inativos, e seus respectivos dependentes; terceirizados; e beneficiários do Plan-Assiste. A atenção dispensada a cada grupo de usuários, bem como as formas de acesso aos serviços, estão descritas em nosso “Catálogo de Serviços”.

Os serviços de saúde institucional estão presentes em 16 unidades do MPF, embora existam ações da SSI-Saúde com alcance em todas as unidades da Instituição, como: o Exame Periódico de Saúde, o programa Saúde em Rede, o acompanhamento de membros e servidores com deficiência, a perícia em saúde e as demais ações desenvolvidas por videoconferência. No total, esses serviços abrangem seis especialidades médicas, contando também com o trabalho de assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos.

O principal diferencial da SSI-Saúde para oferecer um serviço de qualidade é possuir um corpo clínico multidisciplinar e especializado, que atua de forma integrada e se atualiza constantemente com as mais recentes tecnologias.

História da SSI-Saúde

A Secretaria surgiu a partir da Portaria nº 358, de 02 de junho de 1998, inicialmente denominada Serviço de Assistência Médico-Social (SAMS), com intuito de prestar, no âmbito do Ministério Público Federal, assistência a membros e servidores, por meio das seguintes áreas: medicina, odontologia, enfermagem e assistências psicológica e social.

Com a Portaria nº 234, de 14 de abril de 2003, o Serviço de Saúde foi reestruturado, originando a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde, com intuito de ampliar a prestação de serviços de saúde no âmbito do Órgão. Desde então, a Secretaria tem intensificado suas ações de promoção da saúde, por meio da criação de campanhas e programas mais abrangentes, visando melhorar, em nível nacional, a qualidade de vida de membros e servidores.

Promoção, prevenção e tratamento

O foco da atuação e da gestão da SSI-Saúde é o atendimento humanizado, eficaz e excelente. Promover saúde e prevenir doenças são suas prioridades. Por isso, a Secretaria desenvolve programas voltados para a educação em saúde, elaborando informações confiáveis e disponibilizando-as por meio de canais de comunicação multimídia acessíveis em qualquer parte do mundo.

Em suma, além de atender anualmente mais de 41 mil pacientes em suas unidades, a Secretaria busca constantemente ampliar sua atuação na promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência à saúde, beneficiando membros e servidores com programas e conteúdos produzidos por profissionais da saúde, os quais são disseminados por meio de campanhas, pelo Portal da Saúde ou pelo Saúde em Rede.

Dessa forma, a SSI-Saúde vem se tornado uma referência em saúde preventiva, assistencial e curativa no âmbito do serviço público federal.

registrado em: SSI-Saúde

Catálogo de Serviços

Portal da Saúde