Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Próteses Dentárias: tipos e higienização adequada

Próteses Dentárias: tipos e higienização adequada

Próteses Dentárias: tipos e higienização adequada

Publicada em 17/06/2021, por Luciana Veronez - Técnica do MPU / Saúde Bucal

As próteses dentárias são dispositivos indicados para quem perdeu um, alguns ou todos os dentes, e têm por objetivo devolver qualidade de mastigação, fala e estética ao paciente. Podem ser fixas na boca do paciente ou removíveis para higienização fora dela.

Tipos de próteses dentárias

As próteses fixas (parciais ou totais) podem ser de um elemento (coroa unitária) ou de vários elementos (prótese parcial fixa - PPF - também chamada ponte fixa), assim como em todos os dentes (Prótese Protocolo) e suportadas por dentes ou por implantes ancorados na estrutura óssea.

Prótese parcial fixa sobre dentes
Fonte: https://dentelli.com.br/services/coroas/

 

Prótese parcial fixa sobre implante
Fonte: https://www.dentalartepoa.com.br/sorria/protese-parcial-fixa/

Protocolo dentário superior
Fonte: https://sigaodontologia.com.br/o-que-e-protoc

Prótese (coroa) unitária sobre implante.
Fonte: https://www.guilhermerothier.com.br/blog/tecnicas-de-implante-dentario/

Por sua vez, as próteses removíveis também podem ser parciais (Prótese Parcial Removível – PPR - ou de grampo) ou totais (Prótese Total - PT-, popularmente conhecidas como “chapa” ou dentadura). A prótese total sobre implantes removível é chamada de Overdenture e também será higienizada fora da boca como as demais próteses removíveis.

 

Prótese parcial removível inferior
Fonte: https://clinicaantoniette.com.br/tratamento-dentario-em-santos/protese-dentaria-na-vila-mathias/protese-parcial-removivel/

Prótese Total
Fonte: http://www.odontovidas.com.br/conteudo/prteses

Overdenture
Fonte: https://www.vitalodontoimplantes.com.br/artigo/curiosidades-sobre-a-protese-overdenture/26/  

Quando devo higienizar as próteses dentárias?

A higienização das próteses fixas ou removíveis, assim como dos dentes naturais, deve ser realizada após as principais refeições e antes de dormir.

Como higienizar as próteses fixas?

As próteses fixas devem ser higienizadas como se dentes naturais fossem, ou seja, limpas (escovadas) com escova e fio ou fita dental. A escovação deverá ser com escova dental de cerdas macias, cabeça pequena e creme dental fluoretado. O uso de fio ou fita dental nas próteses fixas precisa do auxílio de dispositivos especiais como escovas interdentais, irrigadores orais com jatos de água, passadores de fio dental (passa fio), ou ainda com fio dental próprio para higienizar próteses como o “Superfloss” (Oral B) objetivando a limpeza dos espaços entre os dentes.

higienizacao-protese-08.png

Uso do Passa fio
Fonte: https://dentagama.com/news/what-is-the-difference-between-superfloss-floss-threaders-floss-picks-and-dental-floss

Escova interdental com ponta ativa emborrachada
Fonte: https://www.dentalspeed.com/modelo/palito-dental-soft-picks-c-15-9512

Escova interdental com cabo
Fonte: https://www.amazon.com/Curaprox-Interdental-Holder-Brushes-0-6-2-2mm/dp/B00SYD4S8U

Uso do irrigador oral a jato de água
Fonte: https://supermixstore.com/products/irrigador-dental-portatil-limpador-dental-a-jato

Uso do fio dental ‘Superfloss’ (Oral B)
Fonte: https://dentagama.com/news/what-is-the-difference-between-superfloss-floss-threaders-floss-picks-and-dental-floss

Uso de escova interdental sob Protocolo dentário
Fonte: http://odontogot.com.br/higienizacao-de-proteses-sobre-implante/

- E as próteses removíveis? Como higienizar?

Já para a escovação das próteses removíveis, a escova dental deverá ser mais firme (média) e de uso exclusivo para esse fim. Não deve ser usado creme dental convencional (de qualquer tipo) que, por ter uma certa abrasividade pode causar imperfeições na superfície da prótese (retenções) acumulando microorganismos que levam a mau cheiro, opacidade e manchamento das próteses. A opção é escovar com água morna (que facilita a remoção de resíduos) e sabão ou detergente neutro, enxaguando abundantemente depois. Não usar água quente pois pode deformar a prótese.

Fonte: https://www.primesorriso.com.br/como-higienizar-a-dentadura-ter-saude-e-fazer-ela-durar-mais/

- Os cuidados diários de limpeza das próteses removíveis são o bastante?

Não! Para uma limpeza mais profunda, 1 ou 2 vezes por semana, deve-se higienizar com limpadores enzimáticos para prótese (exemplo:  comprimidos efervescentes para limpeza de próteses) da seguinte forma:

  1.  em um recipiente com água morna mergulhe a prótese, que deverá ficar totalmente recoberta;
  2. acrescente o comprimido efervescente e aguarde o tempo recomendado pelo fabricante;
  3. escovar a prótese (escova média ou macia com sabão neutro ou mesmo escovar com a própria solução do comprimido efervescente de limpeza);
  4. Enxaguar muito bem para remoção de qualquer resíduo da substância química. Essa solução também poderá ser usada para deixar a prótese removível de molho durante a noite. Em seguida ao uso, a solução deverá ser descartada.

Pastilhas efervescentes para limpeza de Prótese dentária.
Fonte: https://www.ultrafarma.com.br/corega-tabs-limpador-de-dentadura-com-6-comprimidos-efervescentes

É importante alertar que esses procedimentos de higienização das próteses removíveis devem ser feitos em ambiente que evite o risco de acidentes como queda e/ou fratura da prótese. A cuba da pia deve estar preenchida com água e/ou então a pia forrada com uma toalha, evitando dessa forma fraturas devido ao choque da prótese com a pia em caso de queda.

Fonte: medodedentista.com.br/2016/08/como-limpar-sua-dentadura.html

É necessária, além da higienização das próteses removíveis, também a sua desinfecção?

Sim. Para uma limpeza química desinfetante adicional, 1 vez por semana mergulhar a prótese numa solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) na proporção de uma colher (de chá) de água sanitária para um copo de água (200ml) por 15 a 30 minutos, depois dos quais deverá ser enxaguada com água em abundância e higienizada como de costume (escovada com água e sabão neutro).

Cuidado, pois próteses removíveis que tenham partes metálicas não devem passar por essa forma de desinfecção, pois o hipoclorito de sódio é corrosivo e pode danificar a prótese em suas áreas metálicas.

- Onde guardar as próteses removíveis quando não estiverem em uso?

Ainda, quando não estiver em uso (exemplo: quando o paciente retira a Prótese Total para dormir) basta apenas mantê-la em um recipiente com água limpa, de forma que a prótese fique totalmente coberta, evitando assim seu ressecamento e prevenindo distorções, manchas e opacidade da mesma. Para o paciente que possa se sentir constrangido em colocar a prótese dentro de um copo com água, outra opção seria, após a higienização, secá-la muito bem e acondicionar em caixa plástica própria para aparelhos ortodônticos removíveis, porém essa opção não previne o ressecamento da prótese.

Fonte: https://rsaude.com.br/videos/materia/aposente-sua-dentadura/5581

- Enxaguantes bucais devem ser usados na higienização das próteses?

Depende! Quanto aos enxaguantes bucais, somente devem ser usados na limpeza das próteses dentárias quando prescritos e sob orientação do Cirurgião Dentista pois podem conter ingredientes (por exemplo, aqueles com álcool) que sejam incompatíveis com algum material da prótese; o que pode danificá-la. Podem ser usados para prevenir a halitose e dependendo da formulação, também como antibacterianos e na prevenção de cáries (quando possuem Flúor), doenças gengivais e periodontais, em pós-cirúrgicos e casos de pacientes com limitações de higienização oral.

- É necessário realizar manutenção de próteses dentárias?

Qualquer tipo de prótese (fixas ou removíveis; suportadas por dentes, mucosas ou implantes ancorados em osso) devem ter uma manutenção constante para que sua vida útil seja estendida. Essa manutenção se dá através de visitas Cirurgião Dentista que as avaliará 1 vez por ano, para as removíveis, e de 6 em 6 meses, para as fixas, ou ainda sempre que o paciente sentir algum incômodo.

 

Referências:

1. Sodré,C.S. Você sabe higienizar sua prótese dentaria veja o passo a passo nas explicações do dentista. Sorrisologia. Disponível em: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/voce-sabe-higienizar-sua-protese-dentaria-veja-o-passo-o-passo-nas-explicacoes-do-dentista_a7852/1. Acesso em.14 de maio de 2021.

2. Bastos, P. L. et al. Métodos de Higienização em Próteses Dentais Removíveis. Revista Bahiana de Odontologia. 2015 Ago;6(2):129-137.

3. Nóbrega, D. R. de M. et al. Avaliação da utilização e hábitos de higiene em usuários de prótese dentária removível. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 73, n. 3, p. 193-7, jul./set. 2016.

4, Souza, K. R. de; Pinheiro, Regina Márcia Serpa. HIGIENIZAÇÃO EM PRÓTESE DENTÁRIA. repositorio.saolucas.edu.br. Disponível em:http://repositorio.saolucas.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1485/Karla%20Roberta%20de%20Souza%20-%20Higieniza%C3%A7%C3%A3o%20em%20pr%C3%B3tese%20dent%C3%A1ria.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em. 14 de maio de 2021.

5. Paraguassú,G. M. et al. Prevalência de lesões bucais associadas ao uso de próteses dentárias removíveis em um serviço de estomatologia. Rev Cubana Estomatol vol.48 n.3 Ciudad de La Habana July-Sept. 2011. Disponível  em.: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75072011000300008&lng=en&tlng=en. Acesso em:14 de maio de 2021.

6. Sem autor. Cuidado de próteses: como limpar e guardar. Orab.Disponivel em. https://oralb.com.br/pt-br/artigos-cuidado-bucal/dicas-para-limpeza-e-manutencao-de-protese-dentaria. Acesso em.14 de maio de 2021.

registrado em: Saúde Bucal
Portal da Saúde