Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha de Ergonomia: conheça alguns alongamentos para realizar à mesa de trabalho

Campanha de Ergonomia: conheça alguns alongamentos para realizar à mesa de trabalho

Campanha de Ergonomia: conheça alguns alongamentos para realizar à mesa de trabalho

Publicada em 07/05/2019

Alongamentos para realizar à mesa de trabalhoRápidos, fáceis e com muitos benefícios para a saúde. É assim que descrevemos os alongamentos e pequenos exercícios que podem ser realizados à mesa de trabalho. Esses exercícios são de baixa intensidade e, por isso, todas as pessoas podem e devem fazer.

Comprovadamente, realizar exercícios nas pausas do trabalho auxiliam na prevenção de doenças osteomusculares e circulatórias. É possível preparar os músculos das pernas, dos ombros, dos braços e da região cervical, ou seja, preparar os músculos mais exigidos durante a jornada de trabalho.

Isto é importante porque ficar a maior parte do dia sentado ou em pé trabalhando traz consequências ruins para o nosso corpo, que sofre por ficar muito tempo na mesma posição. Então, se você sente dores no corpo ou algum desconforto enquanto trabalha, saiba que ambientes e hábitos de trabalho sedentários podem enfraquecer os músculos e colaborar com o surgimento de muitas dores.

Pois é, seu corpo também necessita se preparar para o trabalho! Os alongamentos e exercícios à mesa de trabalho vão melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo, a viscosidade das articulações, além de relaxar um pouco. Mas como fazer isto?

Nas pausas do trabalho ou quando for conversar com o colega ao lado, faça os alongamentos e exercícios apresentados no Saúde em Rede. Não vai levar nem cinco minutos e evitará vários problemas. Além disso, tente se movimentar, seja para pegar água ou ir ao banheiro. Enfim, mexa-se um pouco! A recomendação de não ficar muito tempo na mesma posição no trabalho vem ganhando força para evitar problemas circulatórios e musculares nas pernas e nos pés.

Para a maioria das pessoas, o mais importante para evitar a dores articulares é aperfeiçoar o espaço de trabalho, desenvolver uma melhor postura e prevenir doenças com pequenos exercícios. Vamos fazer isso?!

Quer dicas de como se alongar corretamente? Acesse os vídeos do Saúde em Rede:

Coluna cervical: http://www.tvmpf.mpf.gov.br/videos/2859/retrieve?format=720p
Ombros e braços: http://www.tvmpf.mpf.gov.br/videos/2670/retrieve?format=720p
Pernas e pés: http://www.tvmpf.mpf.gov.br/videos/2657/retrieve?format=720p
Postura e coluna: http://www.tvmpf.mpf.gov.br/videos/2452/retrieve?format=720p
Mãos e punhos: http://www.tvmpf.mpf.gov.br/videos/2434/retrieve?format=720p
Pequenos exercícios no ambiente de trabalho: http://www.tvmpf.mpf.gov.br/videos/2196/retrieve?format=720p


Por Alan Ferreira. Doutor em Ciências do Movimento Humano, Nutricionista e Professor de Educação Física. Analista de Saúde – Nutricionista – PGR

registrado em: Movimento
Portal da Saúde