Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha de Ergonomia: por que as pausas são tão importantes?

Campanha de Ergonomia: por que as pausas são tão importantes?

Campanha de Ergonomia: por que as pausas são tão importantes?

Publicada em 09/05/2019

Por que as pausas são tão importantes?A parte da Ergonomia que cuida das posturas e ações adotadas para a execução de todas as modalidades de trabalho chama-se biomecânica. Em relação ao trabalho administrativo em posto informatizado não há mais dúvidas quanto à necessidade de pausas ativas, por razões físicas e mentais, para que se viabilize uma produtividade saudável e, portanto, sustentável.

Sob a ótica osteomuscular, é possível simplificar o entendimento da necessidade das pausas ativas, esclarecendo que toda estrutura corporal que estiver contraída ou comprimida estará mal perfundida, ou seja, recebendo menos sangue e, consequentemente, menos oxigênio e nutrientes. Isto se aplica aos tendões, ligamentos, músculos, fáscias, discos intervertebrais e outros. A postura sentada estática ou semi-estática frente ao computador por longos períodos, ainda que em posição correta, é condição favorecedora e cumulativa para alterações degenerativas das estruturas citadas.

Publicações científicas dos últimos dez anos corroboram dados que acrescentam para aqueles que permanecem sentados por mais de oito horas/dia aumento da incidência de diabetes e hipertensão arterial, além das alterações osteomusculares. Tais riscos são potencializados com a coexistência de obesidade, sedentarismo, tabagismo e etilismo.

Outras publicações recentes comprovam que trabalhadores que fazem pequenas pausas ativas (cinco a dez minutos) são mais produtivos do que os que trabalham sentados por muito tempo, sem parar. O período de trabalho entre as pausas depende da natureza do trabalho executado e da condição clínica do trabalhador. Em geral, para digitadores uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados (NR-17 – MTb) e para outros trabalhadores administrativos uma pausa de 10 minutos a cada 90 minutos trabalhados (art. 72 – CLT). Situações específicas devem ser avaliadas clinicamente e as recomendações podem variar.

Durante as pausas, tire os olhos da tela, faça pequenos deslocamentos e/ou alongamentos de punhos, ombros e coluna. Faça exercícios respiratórios breves e lembre-se de beber água com regularidade. Evite o uso do celular. Você pode tornar o seu trabalho mais agradável e saudável.

Acesse outros conteúdos de saúde e bem-estar na página do Saúde em Rede!

 

*Por Luis Fernando Dutra Diniz, Médico do Trabalho, Procuradoria-Geral da República, Ministério Público Federal

registrado em: Movimento
Portal da Saúde