Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha do Diabetes 2022

Campanha do Diabetes 2022

SSI-Saúde realiza campanha de prevenção de complicações crônicas do diabetes

Publicada em 10/11/2022

Em alusão ao Dia Mundial da Diabetes, a SSI-Saúde promove a Campanha do Diabetes 2022, que irá focar no rastreamento de complicações crônicas da doença por meio de avaliações de diferentes médicos especialistas. São oferecidas 24 vagas para membros e servidores da PGR com diagnóstico da doença.

O agendamento pode ser realizado a partir do dia 16/11/2022 (quarta-feira), por meio do Sistema de Saúde (https://saude.mpu.mp.br/portaldasaude/servicos/sistema-de-saude) ou pelo telefone 3105-6645. As consultas serão realizadas entre os dias 22 e 25 de novembro, sempre no período vespertino.

Se você tem diagnóstico de diabetes, agende sua consulta!

Faça aqui o teste disponível na página da International Diabetes Federation, em português, para conhecer seu risco de desenvolver diabetes tipo 2

Dia Mundial do Diabetes

No dia 14 de novembro, desde 1991, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, mesma data de aniversário do pesquisador canadense Frederick Banting, que juntamente com Charles Best descobriu a insulina. Esta é a principal campanha de conscientização global relacionada à doença e tem como objetivo alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado. O “Acesso aos Cuidados com a doença”, isto é, o tratamento adequado e a prevenção de complicações e comorbidades são os temas centrais!

Veja aqui dados da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o Perfil Epidemiológicos do diabetes mellitus no Brasil.

Complicações da doença

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do nível de glicose na corrente sanguínea. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia. Altas taxas de açúcar no sangue, por tempo prolongado, podem causar sérios danos à saúde: cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.

registrado em: Medicina
Portal da Saúde