Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanhas Nacionais de Vacinação do Mês de Outubro

Campanhas Nacionais de Vacinação do Mês de Outubro

Campanhas Nacionais de Vacinação do Mês de Outubro

Publicada em 09/10/2020

Entre 5 e 30 de outubro, o Ministério da Saúde realiza as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de 12 meses a 5 anos, e de Multivacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação da criança e do adolescente.

O “Dia D” é 17 de outubro.

Objetivo das Campanhas: reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças evitáveis por vacina – DEV; reduzir a taxa de abandono do esquema vacinal.

A vacinação é uma das prioridades em Saúde Pública e deve ser mantida, sempre que possível, com a adoção de estratégias adaptadas às realidades locais; deve-se reforçar a vigilância das doenças evitáveis por vacinação – DEV, para detecção e tratamento precoce dos casos.

Vacinação Segura

São consideradas situações em que se recomendam adiamento da vacinação:

  1. Doenças febris graves, sobretudo para que seus sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídos à vacinação;
  2. Tratamentos com medicamentos em doses imunossupressoras (prednisona ou equivalente);

Contraindicações Gerais

São consideradas contraindicações gerais verdadeiras:

  1. Para qualquer vacina: anafilaxia (alergia grave) a qualquer um dos componentes de uma vacina ou após uma dose anterior da mesma;
  2. Para vacinas de bactérias atenuadas ou vírus vivos atenuados: imunodepressão e gravidez;

A Multivacinação tem o objetivo de oferecer diversas vacinas (disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização – PNI), para os grupos contemplados na Campanha em uma mesma visita e assim atualizar as doses e o Cartão de Vacina. Desta forma, esta estratégia busca vacinar as crianças e adolescentes menores de 15 anos ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos. É importante que a população-alvo compareça aos serviços de saúde ou Unidades Básicas de Saúde, levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou mesmo doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado nesse Calendário.

Vacina da Poliomielite

Reforço da Vacina Oral Poliomielite – VOP para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite – VIP- do esquema básico; esquema para a VIP incompleto receberá a pendente;

A dose da VOP são 2 (duas) gotas por via oral (deve ser administrada apenas pela boca);

OBS: caso a criança após a vacinação regurgitar, cuspir ou vomitar, considerar dose válida, portanto não se deve repetir a dose; diarreia e vômitos leves não constituem contraindicações; porém se recomenda, idealmente, adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização – SBIm e a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, “mesmo durante a pandemia da COVID-19, as doenças infecciosas que podem ser evitadas com vacinas continuam colocando você e sua família em risco. As vacinas são seguras e não aumentam o risco para a COVID-19”, daí a importância de manter a vacinação em dia. E continua:

  1. Escolha um local de vacinação próximo de sua residência; evite o transporte público; use máscara.
  2. No Serviço de Saúde ou Unidade Básica de Saúde, mantenha o distanciamento de pelo menos 2 metros de outras pessoas; evite tocar em superfícies: caso isso ocorra, higienize as mãos logo que puder com água e sabão ou álcool em gel 70%;
  3. ATENÇÃO: se você está tendo ou apresentou, nos últimos 14 dias, sintomas gripais ou febre – ou se teve contato com pessoa que tenha apresentado esses sintomas-, ADIE sua vacinação até completar 14 dias de isolamento.

Além da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde do DF, alertam que está vigente a Estratégia de Vacinação contra o Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade, portanto deve-se aproveitar a oportunidade para vacinação desse público que estará levando suas crianças e analisar também a sua situação vacinal.

Veja aqui a relação de postos de saúde no DF, para a vacinação contra a poliomielite e a multivacinação.

Texto elaborado pela Assessoria de Enfermagem/SSI-Saúde e aprovado pela Secretária de Saúde.

Sítios para Consulta:

https://sbim.org.br/noticias/1352-ministerio-inicia-campanhas-nacionais-de-vacinacao-contra-a-polio-e-de-multivacinacao acesso em 06 de outubro de 2020, às 09:47

www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao;

www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/iminizacoes;


registrado em: SSI-Saúde
Portal da Saúde