Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Disponibilizada a cartilha "Valorização da vida e prevenção ao suicídio"

Disponibilizada a cartilha "Valorização da vida e prevenção ao suicídio"

O material traz informações sobre fatores de proteção, avaliação do risco de suicídio, mitos e verdades sobre o tema e onde buscar ajuda

Publicada em 21/09/2022

A Procuradoria da República da 1ª Região, em parceria com a SSI-Saúde/PGR, lançam nesta quarta-feira (21) a cartilha “Valorização da vida e prevenção ao suicídio”, disponível para donwload aqui. O material tem como objetivo contribuir para a redução de estigmas sobre o tema e trazer informações sobre fatores de proteção, avaliação do risco de suicídio, mitos e verdades sobre o tema e onde buscar ajuda.

Um dos mitos esclarecidos na cartilha é de que não devemos falar sobre o suicídio: “falar sobre suicídio não aumenta o risco. Muito pelo contrário. Falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem”.

Ainda de acordo com a cartilha, estão entre os fatores de proteção para a saúde mental a inserção e integração social, o suporte familiar, o estilo de vida saudável, o acesso a cuidados de saúde mental e a capacidade de gerir pensamentos negativos e controlar o estresse.

O lançamento da cartilha é parte das ações do MPF de promoção do diálogo sobre saúde mental e orientação sobre como cuidar de si mesmo e ajudar a outras pessoas.

Confira as ações já realizadas:

Para buscar ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida no número 188.

Matéria relacionada:

https://portal.mpf.mp.br/novaintra/informa/2022/capacitacao/setembro-amarelo-mpf-adere-a-campanha-e-promove-acoes-internas-sobre-saude-mental

Fonte: SECOM

registrado em: Medicina
Portal da Saúde