Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados!

28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados!

28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados!

Publicada em 10/11/2020, por Amanda Branquinho Silva – Nutricionista do Ministério Público Federal

O câncer de mama pode afetar qualquer pessoa, entretanto, algumas estão em maior risco do que outras. Alguns fatores de risco, como mutações genéticas herdadas, são permanentes, mas fatores ambientais e de estilo de vida são modificáveis e podem ter uma forte influência sobre o risco de câncer de mama, ou seja, muitos casos podem ser evitáveis. 

Estima-se que entre 30 e 50% de todos os casos de câncer são preveníveis adotando estilos de vida saudáveis e evitando a exposição a carcinógenos ocupacionais, poluição ambiental e certas infecções crônicas. No caso do câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer e o Ministério da Saúde, 28% dos casos da doença poderiam ser evitados com a adoção desses hábitos saudáveis.

Destacamos os 4 principais hábitos protetores para o câncer de mama e descrevemos as metas estabelecidas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer - 2020) para resultar em ganhos reais de saúde, sendo alcançáveis para a maioria das pessoas. Vale reforçar que qualquer mudança em direção ao objetivo proposto, mesmo sem o atingir plenamente já proporciona benefícios para a saúde.

1) Amamentar até o 6º mês de vida de forma exclusiva e, se possível, até os dois anos ou mais

Amamentar protege a mãe do câncer de mama em todas as fases da vida, reduz a exposição da mãe a hormônios que aumentam o risco de câncer e elimina células mamárias com mutação. Quanto maior o tempo de aleitamento materno, maior o benefício. Amamentar por 2 anos reduz em 10% o risco de câncer de mama ao longo da vida.

2Manter o peso corporal saudável

Manter o peso corporal saudável ao longo da vida, dentro dos limites recomendados de IMC (peso/altura2 entre 18,5 a 25kg/m2), evitar o ganho de gordura corporal na vida adulta e manter a circunferência de cintura adequada (home < 94cm e mulheres <80cm) ajudam na prevenção do câncer de mama. Para manter um peso saudável é fundamental ter uma alimentação equilibrada, priorizando o consumo de alimentos in-natura e minimamente processados e, evitando o consumo dos alimentos ultraprocessados.

O INCA elenca metas para adoção de hábitos alimentares mais saudáveis que ajudam no controle do peso, prevenindo o câncer de mama e vários outros tipos de câncer:

– Fazer dos alimentos de origem vegetal a base da alimentação

Procurar incluir regularmente, nas refeições, frutas, legumes, verduras, feijões, cereais integrais, sementes e nozes. Uma alimentação variada e rica em alimentos de origem vegetal, incluindo pelo menos cinco porções (400 gramas) de frutas, legumes e verduras ao dia, protege contra o câncer.

– Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas e fast food

O melhor é não consumir esses alimentos, pois, além de possuírem elevadas quantidades de açúcar, gordura e/ou sal, promovem o ganho de peso.

– Limitar o consumo de carne vermelha a até 500 gramas por semana

Limitar o consumo de carne vermelha a até 500 gramas de carne por semana. As melhores formas de preparo são assadas, cozidas e ensopadas.

– Evitar o consumo de carnes processadas

 O melhor é não consumir carnes processadas, como presunto, salsicha, mortadela, linguiça, salame, bacon, peito ou blanquet de peru, entre outras. Quanto maior o consumo, maior o risco. Se consumir, procurar comer a menor quantidade possível.

3Ser fisicamente ativo(a)

A atividade física tem um efeito benéfico sobre o risco de câncer de mama, provavelmente por meio de múltiplos mecanismos ligados ao desenvolvimento do câncer: reduções dos níveis circulantes de estrogênio, da resistência à insulina e da inflamação. Além disso, reduz a gordura corporal, em particular a gordura visceral, e possui efeitos imunomoduladores, aumentando a imunidade e promovendo a vigilância do câncer, o que pode ter um impacto adicional indireto.

Metas de atividade física para prevenção do câncer:

150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana ou

75 minutos de atividade física aeróbica vigorosa por semana

Metas de atividade física para ter impacto significativo no controle de peso:

- 45 a 60 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia

O ideal é ser fisicamente ativo como parte da rotina diária: no lazer, nos deslocamentos, nas atividades domésticas ou no trabalho, buscando atividades física que deem prazer. Além de limitar os hábitos sedentários, como passar muito tempo assistindo TV e usando o celular ou o computador.

4) Evitar bebidas alcoólicas

O melhor é não consumir bebidas alcoólicas. Quanto maior o consumo, maior o risco. Se beber, procurar consumir a menor quantidade possível.

A adoção desses hábitos saudáveis ajuda na prevenção do câncer de mama e proporciona benefícios adicionais para outras doenças crônicas não transmissíveis, tais como sobrepeso e obesidade, diabetes e hipertensão.

É importante destacar que mesmo pessoas sem histórico de câncer de mama na família e que possuem um estilo de vida saudável devem realizar todos os exames necessários para a detecção precoce do câncer de mama.

Portal da Saúde