Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Como conciliar a falta de tempo e a necessidade de comer melhor?

Como conciliar a falta de tempo e a necessidade de comer melhor?

Como conciliar a falta de tempo e a necessidade de comer melhor?

Publicada em 23/09/2018

Como conciliar a falta de tempo e a necessidade de comer melhor?O programa Saúde em Rede, da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde), divulga artigo da nutricionista e servidora do MPF Raquel Costa Ferreira sobre como conciliar o tempo com a boa alimentação. Confira abaixo:

“Ter tempo para se alimentar com ‘comida de verdade’: o grande desafio da atualidade

Por Raquel Costa Ferreira – Nutricionista do MPF

‘Eu não tenho tempo!’

Essa é sem dúvida a frase mais ouvida no consultório de Nutrição. Em seguida, vem “a noite é quando tudo se complica” e “eu até como direito durante a semana, mas fim de semana eu relaxo”. Essas duas últimas frases ainda vão render outros textos, mas nesse momento o foco será como conciliar a falta de tempo e a necessidade de comer melhor.

Vivemos numa correria em que não temos tempo pra nada. Já acordamos pensando na reunião de trabalho, na prova da faculdade, na hora de buscar os filhos na escola para chegar em casa, comer ‘qualquer coisa’ e ir dormir.

Mas, então, o que fazer para conseguir ter uma alimentação adequada?

A resposta para a pergunta que vale um milhão é: VOCÊ PRECISA SE PLANEJAR. Uma vez que a falta de tempo é um problema universal, o segredo para conseguir conciliar as diversas atividades do dia com um estilo de vida mais saudável está em colocar a saúde como prioridade em sua VIDA! Sim, vai dar um pouco de trabalho no começo e sim, vai tomar algum tempo do seu dia fazer esse planejamento, porém em poucos dias ou semanas você vai perceber que esse planejamento vira algo automático e você nem sentirá que perdeu tempo pensando no que colocar na lista de compras ou no cardápio do jantar da família.

‘E como eu faço para conseguir mais tempo, se meu dia já está todo comprometido?’

Se você chegou até essa parte do texto, parabéns! Você já reconhece que precisa mudar a sua rotina e reorganizar suas atividades para ter mais tempo para sua saúde e qualidade de vida. Compartilho com você cinco estratégias que vão te ajudar nessa jornada.

1) Limite o tempo destinado a atividades sedentárias, como celular, televisão, computadores e tablets

Você já parou para contar o tempo que você gasta com redes sociais, assistindo televisão ou seriados? Um estudo recente mostrou que o brasileiro gasta por dia cinco horas e 26 minutos na internet via computador ou tablet e mais outras três horas e 46 minutos conectado pelo celular, resultando em nove horas e 13 minutos por dia, sendo o Brasil a terceira nação que mais permanece online no mundo.

Que tal utilizar parte desse tempo para preparar uma refeição em família, pensar nos lanches que vai levar para o trabalho e se dedicar a um esporte ou outro exercício físico que você goste?

2) Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado ou feira

Coloque na sua lista alimentos frescos e ingredientes saudáveis para abastecer a geladeira e os armários: frutas, vegetais, carnes, ovos, cereais integrais, feijão, sementes e castanhas. Temperos frescos e desidratados, óleo, açúcar e sal vão dar mais sabor às preparações, é só saber usar com moderação.

Fazer a lista de compras pode levar alguns minutos nos primeiros dias, mas logo logo você vai perceber que preencher uma lista otimiza seu tempo no supermercado e te ajuda a gastar menos dinheiro. Cuidado com os panfletos de promoções: muitos dos produtos anunciados não são nem um pouco saudáveis e podem te deixar em tentação para levar para casa itens desnecessários só porque estão com preço bom.

Não quer dizer que você não deva aproveitar a oferta de alguma fruta ou hortaliça da safra, pelo contrário, se quiser você pode fazer trocas de produtos dentro das opções saudáveis, objetivo da lista é somente de te direcionar para as compras que você realmente precisa para ter uma alimentação equilibrada.

3) Divida as tarefas com os outros integrantes da sua família

Culturalmente, a responsabilidade pelo direcionamento das atividades domésticas nas famílias brasileiras esteve centralizada nas mulheres e essa ainda é a realidade mais comum. Nas últimas décadas, com a participação mais intensa das mulheres no mercado de trabalho e a facilidade de acesso aos produtos industrializados e as redes refeições rápidas (fast food), a alimentação do brasileiro está caracterizada pelo alto consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e trans, sódio e aditivos químicos presentes nesses alimentos. Associado ao sedentarismo, temos como consequência o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicerídeos, além de vários tipos de câncer.

Para mudar essa realidade é importante que os outros integrantes da família participem ativamente no preparo das refeições e de outras tarefas domésticas. Não espere sorrisos nos primeiros dias: o marido, os filhos e as filhas que não estavam acostumados a participar dessas atividades vão estranhar e reclamar, mas quando todos se unem para contribuir no preparo das refeições ou lavando a louça do jantar, fica mais fácil de encarar a cozinha e vocês terão excelentes oportunidades de compartilhar momentos em família, resgatando o prazer de comer uma refeição caseira, sentados à mesa.

4) Faça do seu congelador seu grande aliado

Cozinhar todo dia é realmente desafiador! Algumas preparações levam bastante tempo de preparo e pode ser desanimador para quem está começando a mudar os hábitos.

Para esse problema, existe uma solução: congelar os alimentos.
Fez feijão? Faça quantidade maior e congele. O mesmo serve para carne, frango, sopas e polpas de fruta. A perda de nutrientes é pequena, e você vai evitar comer um alimento processado ou ultraprocessado por falta de tempo para preparar.
Não tem tempo para cozinhar durante a semana? Separe 2h do seu fim de semana e deixe as refeições prontas e congeladas para os outros dias. Dessa forma você economiza tempo, dinheiro e evita o desperdício de alimentos.
Se você mora sozinho ou sozinha, comprar refeições congeladas prontas é ainda mais tentador, só é importante ter um cuidado especial: se você vai comprar a comida congelada pronta, sempre leia a lista de ingredientes e opte pelos congelados sem adição de conservantes e outros aditivos industriais.

5) Na falta de tempo, vá ao self-service e resista aos fast foods e delivery

Se tem um negócio que funciona no Brasil é o tal do restaurante de auto-serviço: o famoso “quilão” ou self-service. É uma maravilha: você chega para almoçar e a comida está lá prontinha, é só colocar no prato. Sabendo fazer escolhas saudáveis, você pode montar seu prato com salada, legumes cozidos, arroz, feijão e uma opção de proteína. Se você acha que só frango grelhado entra como saudável, saiba que se enganou: grelhados, cozidos e assados são opções geralmente saudáveis, desde que feitos com pouco óleo. Essa modalidade de refeição é uma ótima opção para quem tem a rotina corrida, pois permite variar a alimentação com escolhas saudáveis.

Por outro lado, as refeições de cadeia rápida e tele-entrega geralmente são compostas por alimentos fritos, com pouca opção de legumes e verduras, feitos com muito sal e excessos de carboidratos refinados, que quando consumidos com regularidade, colocam em risco a sua saúde”.

registrado em: Nutrição
Portal da Saúde