Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Como escolher seu creme dental

Como escolher seu creme dental

Como escolher seu creme dental

Publicada em 04/11/2020, por Aline Gratieri – cirurgiã-dentista do MPU

cremes-dentais.jpg

Os dentifrícios, popularmente conhecidos como cremes dentais ou pastas de dente, são produtos cosméticos largamente utilizados em todo o mundo, sob uma ampla variedade de marcas e de rótulos. Além da limpeza da arcada dentária, os dentifrícios podem ter funções preventivas e terapêuticas para a higidez bucal, a depender da formulação específica de cada produto.

A composição básica de um creme dental é: água, detergente, umectante, ligante, conservante e abrasivo. Este último cumpre a função primordial de limpeza dos dentes e polimento do esmalte. Além desses ingredientes, as marcas comerciais de dentifrícios contêm diferentes níveis de flavorizantes (substâncias que dão sabor ao produto) e podem ainda adicionar outros agentes voltados à prevenção ou ao tratamento de uma moléstia específica.

Neste contexto, foram surgindo cremes dentais com variados aromas, ou ainda com extratos vegetais, babosa e até carvão ativado, ofertados para os consumidores como produtos “mais naturais” e que possuem alguns compostos em voga. Entretanto, é importante ressaltar que não existem evidências científicas suficientes que comprovem o benefício, para a saúde bucal, devido ao uso desses produtos que, muitas vezes, é preconizado por leigos. Por isso, recorra ao seu dentista!

O dentista é o profissional capacitado para fazer a indicação do creme dental mais adequado para cada pessoa, levando em consideração a saúde oral, o histórico de tratamentos do paciente e as expectativas que ele apresenta. Na avaliação clínica, são observados aspectos importantes, como o grau de manchamento dos dentes, o nível de desgaste dentário e a sensibilidade dentinária. Além desses parâmetros, o estilo de vida e os hábitos do paciente também interferem na saúde oral, questões que o profissional de odontologia deve ponderar para apontar o creme dental mais adequado ao caso concreto.

Algumas dicas para a hora de comprar o creme dental:

  • Produtos cujos rótulos apresentam as seguintes indicações: “removedor de mancha”, “branqueador” e “clareador” são mais abrasivos e seu uso prolongado pode causar desgaste precoce dos dentes; 
  • Procure optar por cremes dentais com flúor na composição;
  • Caso possua sensibilidade aumentada nos dentes, procure seu dentista e evite a automedicação com dentifrícios para dentes sensíveis, pois o uso desse produto pode mascarar algum problema mais grave e dificultar o diagnóstico pelo profissional de odontologia.

A utilização de um determinado dentifrício apenas por apelo comercial ou midiático, sem o devido respaldo técnico, pode não trazer os resultados pretendidos. Agende uma consulta com o seu dentista e converse com ele sobre as opções mais interessantes para o seu caso!

Veja mais em http://saude.mpu.mp.br/saudeemrede/saude-bucal.

 

registrado em: Saúde Bucal
Portal da Saúde