Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Como proteger seus dentes durante a prática de esportes

Como proteger seus dentes durante a prática de esportes

Como proteger seus dentes durante a prática de esportes

Publicada em 12/05/2021, por Luciana Medeiros Wielewski Carneiro - Técnica do MPU / Saúde Bucal

O protetor bucal esportivo é um dispositivo intraoral (usado dentro da boca) de proteção que evita ou reduz a gravidade das lesões de quem pratica esportes, seja em nível recreativo ou competitivo. De acordo com Associação Americana de Odontologia (ADA), mais de 200.000 ferimentos bucais são evitados a cada ano com o uso de um protetor bucal.

O protetor é indicado, principalmente, para atividades esportivas que envolvam possibilidade de quedas (futebol, ciclismo, skate, patinação), contatos físicos bruscos (lutas e artes marciais) ou choques com objetos (voleibol, basquetebol). Também é indicado para atividades que exijam que você faça grande força muscular, como o cross fit e levantamento de pesos, já que nessas atividades é comum ocorrer o apertamento involuntário dos dentes com consequente fadiga muscular e dor.

O protetor bucal esportivo, além de proteger os dentes de fraturas e trincas, também evita que ocorram cortes e traumas nos tecidos moles (lábios, bochechas e língua), sobrecarga na articulação da face (ATM) e fraturas ósseas. O que muitas pessoas não sabem é que além dos benefícios de proteção, o uso de protetores bucais esportivos ainda ajuda a melhorar o desempenho nas atividades físicas! Isso ocorre porque ele funciona como um amortecedor, ou seja, ele absorve e dissipa o impacto recebido, o que traz um maior conforto muscular, diminuindo a fadiga e melhorando o desempenho.

A proteção dos dentes e demais estruturas adjacentes durante a prática de esportes de contato foi registrada pela primeira vez em 1913 pelo boxeador inglês Ted “Kid” Lewis, que utilizou um protetor bucal simples, feito com um material chamado guta-percha. Desde aquela época, a utilização de protetores bucais e, em alguns países, de capacetes tornou-se obrigatória no boxe. No Brasil, são poucos os esportes que regulamentam o uso de protetores bucais obrigatórios.

Os protetores bucais esportivos podem ser pré-fabricados, termoplásticos ou personalizados. Protetores pré-fabricados ou de estoque geralmente possuem apenas 3 tamanhos e são comprados prontos em lojas esportivas. Os protetores termoplásticos, também comprados em lojas esportivas, são aqueles do tipo “ferve morde” e, embora proporcionem uma melhor adaptação à arcada dentária, não costumam ser confortáveis e eficientes. Esses dois tipos de protetores não são recomendados, pois se soltam facilmente da boca, podem machucar a gengiva e atrapalhar a respiração e também são desconfortáveis por não se adaptarem corretamente aos dentes.

Já os protetores personalizados ou individualizados são aqueles feitos sob medida pelo dentista a partir da moldagem das arcadas dentárias. Eles se encaixam perfeitamente aos dentes, não atrapalham a respiração, permitem a ingestão de água e outros líquidos e não saem da boca durante a atividade física. Também previnem que ocorram fraturas e traumatismos nos dentes, boca e na articulação da face pela diminuição do impacto. Eles otimizam a performance e melhoram o rendimento durante o exercício. Têm duração média de um ano, mas podem durar um pouco mais dependendo do esporte praticado e dos cuidados adotados. Em crianças e adolescentes, devido à fase de crescimento ósseo, ou quando o atleta apresenta grandes variações de peso, pode ser necessário trocar o protetor com mais regularidade.

 

Fonte: https://blog.dentalcremer.com.br/protetor-bucal-no-esporte/

Para identificar qual é o melhor protetor bucal para você, o dentista irá avaliar o seu peso, altura, o esporte que pratica e o grau de profissionalismo. Saiba mais em saude.mpu.mp.br

 

Referências

RAMOS, KT, et al. A importância do uso do protetor bucal na prática esportiva: revisão de literatura. Revista Científica Faesa, v. 13 (1): 33-36, 2017.

SOARES, PV, et al. Sports dentistry: a perspective for the future. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28(2): 351-58, 2014.

registrado em: Saúde Bucal
Portal da Saúde