Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Roda de Conversa sobre Disforia de Gênero

Roda de Conversa sobre Disforia de Gênero

Roda de Conversa sobre Disforia de Gênero

Live sobre Disforia de Gênero e Identidade de Gênero

Publicada em 05/05/2021

roda-disforia-de-genero.jpg

No dia 07 de maio, das 16h às 17h, a SSI-Saúde realiza a “Roda de Conversa sobre Disforia de Gênero”, que será conduzida pela médica endocrinologista do MPF Flávia Franca Melo* e pelo médico convidado PhD Márcio Garrison Dytz**. Eles esclarecerão dúvidas sobre sexualidade, identidade de gênero e os fatores biológicos, psicológicos e sociais que ajudam a explicar o fenômeno de discordância entre o sexo biológico e a identidade de gênero.

A Roda de Conversa será transmitida ao vivo no Youtube, sem necessidade de inscrição prévia. Os interessados poderão assistir ao evento no canal do Portal da Saúde do MPU no YouTube, na próxima sexta-feira (7), às 16h (link direto: https://youtu.be/yAibs7ow9c0). O objetivo é esclarecer o assunto para prevenir bullying, rejeição e violência física ou verbal, fatores que podem afetar negativamente a qualidade de vida e o bem-estar psicológico das pessoas.

Na década de 1950, o sexologista neozelandês John Money, foi o primeiro a propor que além do sexo biológico atribuído ao nascimento, há uma outra face da sexualidade relacionada aos processos de aprendizagem e sociabilização, que se estabelece entre dois e quatro anos de idade. Tal fato influenciou a concepção de identidade de gênero, que é uma construção complexa e singular, pois envolve fatores biológicos, psicológicos, sociais, interrelacionais e históricos, por meio de uma complexa interação entre genes, hormônios sexuais, socialização e desenvolvimento cognitivo.

A maioria das pessoas apresenta conformidade entre as características genitais presentes ao nascimento, o sexo biológico, e a identidade de gênero. Entretanto, para alguns indivíduos existe uma incongruência entre estes fatores. A identidade de gênero se refere à experiência de gênero interna, profunda e pessoal de cada um, podendo ou não corresponder ao sexo de nascimento.

Embora muito em voga, esse assunto não pode ser tratado de forma superficial. A melhor compreensão do tema por parte de toda a sociedade é essencial para garantir igualdade de direitos entre todas as pessoas. Por isso, não deixe de participar dessa roda de conversa.

Participe! Fique bem informado!

Live: Roda de conversa sobre Disforia de Gênero
Dia: 07 de maio de 2021, às 16h
Link do evento: https://youtu.be/yAibs7ow9c0
Confira também mais conteúdos sobre saúde em http://saude.mpu.mp.br/saudeemrede/

* Flávia Franca Melo - médica da SES DF, integrante da equipe de Endocrinopatias na Gestação do Hospital Regional de Taguatinga e analista do MPU, com residência médica em Clínica Médica e Endocrinologia e Metabologia pela SES DF, membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

** Dr Márcio Garrison Dytz - médico endocrinologista do Ambulatório de Transgênero da SES/DF, Supervisor da Residência Médica Integrada em Endocrinologia e Metabologia da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Professor do curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e Doutor (PhD) em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

registrado em: Medicina
Portal da Saúde