Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equilibra — Saúde e Corpo em Sintonia!

Equilibra — Saúde e Corpo em Sintonia!

Inscrições abertas para o curso à distância sobre mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos

Publicada em 30/09/2020

O programa de promoção da saúde presencial da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) agora pode ser realizado à distância. Membros e servidores de todas as unidades do MPF poderão se inscrever até o dia 5 de outubro.

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) abre inscrições para o curso “Equilibra – Saúde e Corpo em Sintonia”, com tutoria de profissionais da saúde da Instituição. O curso será realizado de 06 de outubro a 11 de dezembro, pela Plataforma de Educação à Distância do MPF.

O objetivo do curso é contribuir para a aquisição e a manutenção de hábitos saudáveis, promover saúde e valorizar servidores e membros, tudo isso com o acompanhamento de profissionais de saúde. A capacitação também vai estimular a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável, além de incentivar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados como base da alimentação, em substituição aos alimentos processados.

O curso tem 60 horas-aula, e são ofertadas apenas 50 vagas. Os interessados deverão se inscrever pelo sistema Hórus/Desenvolvimento Funcional até 05 de outubro. As chefias terão até as 23h59 do mesmo dia para autorizar a participação.

O Equilibra tem como fundamento estudos que mostram maior eficácia dos atendimentos em grupo em relação aos individuais, além da constatação pelos profissionais de que muitos pacientes não têm obtido, por meio das consultas nutricionais convencionais, os resultados almejados.

Durante o curso, são realizadas atividades de orientação nutricional, estímulo à mudança de hábitos por meio de palestras, aulas práticas e desafios semanais.

Conteúdo

MÓDULO I – Equilibrando

MÓDULO II – Conhecendo os Alimentos

MÓDULO III – Conhecendo os Nutrientes

MÓDULO  IV – “Mindful Eating” – Atenção Plena na Alimentação

MÓDULO V – Alimentação e Exercícios Físicos

MÓDULO VI – Rotulagem dos Alimentos

MÓDULO VII – Preparando Refeições Saudáveis

MÓDULO VIII – Fazendo Compras

MÓDULO IX – Vida Saudável

Regras

Não poderá participar do curso servidor que estiver usufruindo as licenças previstas no art. 81 da Lei nº 8.112/90; estiver ausente em razão dos afastamentos previstos no art. 97 da Lei nº 8.112/90; estiver afastado em virtude das situações previstas no art. 102 da Lei nº 8.112/90, salvo afastamentos para exercício de cargo comissionado em outro ramo do MPU ou licença para capacitação; tenha sido penalizado em procedimento administrativo disciplinar nos últimos dois anos.

Férias

Essa capacitação permite a participação de servidor que estiver de férias, pois se trata de ação de treinamento, desenvolvimento e educação na modalidade à distância. O período de férias concomitante com a participação de ações institucionais na modalidade à distância não será aceito como justificativa para isentar o servidor de ressarcimento ao MPU, caso seja reprovado por motivo de desistência ou de aproveitamento insatisfatório.

As horas de estudo realizadas pelo servidor fora das dependências de sua unidade de lotação e fora da sua jornada de trabalho, na modalidade à distância, não serão computadas como horas trabalhadas.

Mais informações pelo e-mail:

registrado em: Nutrição
Portal da Saúde