Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fio ou fita dental: o que devo usar?

Fio ou fita dental: o que devo usar?

Fio ou fita dental: o que devo usar?

Nova modalidade de consulta é oferecida desde novembro de 2020

Publicada em 12/03/2021, por Melissa Ferreira Alves Dias, Técnica do MPU – Saúde Bucal

Todos nós sabemos que cuidar da higiene bucal é muito importante! Contudo, muitos pacientes nos questionam sobre o uso do fio dental. Ele deve ser usado diariamente? Substitui a escovação? Há diferença entre fio e fita dental? Como utilizar o fio ou a fita dental em dentes com aparelhos ortodônticos?

Primeiramente, é importante saber que escovar os dentes e usar fio ou fita dental são métodos complementares, ou seja, utilizar fio dental NÃO dispensa a realização da escovação dos dentes! Inclusive, o fio ou fita dental deve ser utilizado todos os dias após as refeições, preferencialmente, antes da escovação.

Mas, por quê?

Tanto o fio quanto a fita dental são métodos auxiliares de controle de placa bacteriana ou biofilme dental, isto é, coadjuvantes à escovação. O biofilme dental (substância clara ou amarelada bem aderida às superfícies dentárias e composta por bactérias) somente é removido mecanicamente, pela fricção da escova, complementada pela fricção do fio ou da fita dental.

 

Figura 1  Placa bacteriana ou biofilme dental (seta) - retirada e adaptada de Carranza et al.

Estes dispositivos conseguem remover tanto os resíduos alimentares depositados entre os dentes, quanto a placa bacteriana aderida às superfícies dentárias acima e abaixo da gengiva, no sulco gengival.

 

Figura 2 – Fita dental entrando suavemente no sulco gengival – figura retirada e adaptada de Carranza et al.

Qual é a diferença entre o fio e a fita dental?

A diferença básica está no tamanhoe no formato desses dispositivos. Enquanto o fio dental possui aparência mais estreita, cilíndrica e é formado por filamentos de náilon ou plástico; a fita dental é mais achatada, mais larga e formada por um único filamento.

Estas diferenças fazem com que cada dispositivo tenha uma indicação específica. O fio dental é normalmente mais indicado para pessoas que possuem dentes mais juntos ou sobrepostos, por exemplo. Já o uso da fita dental é geralmente recomendado para pessoas que possuem dentes mais separados e, por isso, acumulam maior quantidade de alimentos entre os dentes.

As variações entre encerado ou não; fino, extra fino ou normal; além de aromatizado ou não, podem ser escolhidas de acordo com o conforto e a preferência pessoal.

 

Figura 3  A: Fita / B: Fio

Fonte: autora

 Então, qual é o melhor, fio ou fita dental?

 Em relação à capacidade de limpeza, ou seja, a remoção da placa bacteriana, não existe diferença entre os diversos tipos de fio e a fita dental!

Como os dois modelos são muito eficazes, tanto na remoção dos microrganismos que causam as doenças dentais e periodontais, quanto na limpeza dos sulcos gengivais, a escolha entre fio ou fita dental também deve se basear principalmente na facilidade de uso e na preferência individual.

Como utilizar corretamente o fio ou a fita dental?

  

Figura 4  Como utilizar o fio dental

Fonte: Retirada da internet (https://rafaelrighi.com.br/prevencao/como-usar-fio-dental/)

  1. Retire cerca de 40 cm de fio ou fita dental e enrole as pontas nos dedos médios de cada mão, mas enrolando uma quantidade maior na mão dominante, deixando entre os dedos médios cerca de 3 cm de fio;
  2. Encaixe esse pedaço de fio ou fita entre os dentes e deslize-o até a linha da gengiva, entrando suavemente no sulco gengival (sem fazer um movimento repentino, nem forçando, para não lesionar o tecido);
  3. Faça o fio ou fita deslizar suavemente para cima e para baixo, fazendo o movimento de vaivém,entre os dentes em um lado e, depois, no outro lado;
  4. A cada novo dente, puxe um pedaço limpo de fio ou fita, transferindo as partes já usadas para a mão não dominante;
  5. Repita o procedimento em todos os dentes de forma suave e sem aplicar pressão contra as gengivas, procurando acompanhar a curva de cada face dental, de forma que o fio ou fita siga a curvatura dos dentes até o sulco gengival, limpando adequadamente.

É normal o fio desfiar ou a gengiva sangrar quando passo fio ou fita dental entre os dentes?

Não. Mas, se for apenas um sangramento leve e no início do hábito do uso do fio dental, isso possivelmente irá pararse o fio dental passar a ser usado com frequência diária. Não desista!

Porém, se for um sangramento persistente, ou o fio desfiar sempre que for utilizado, isso pode sinalizar: uma lesão de cárie, fraturas do esmalte, restaurações mal adaptadas ou inflamação gengival. Nesses casos, é importante procurar um Cirurgião-Dentista para diagnosticar corretamente e tratar o seu problema. 

Quais dispositivos podem facilitar o uso do fio ou da fita dental?

Suportes de fio ou fita dental podem ser úteis tanto para os pacientes sem destreza manual, quanto para os cuidadores que auxiliam os pacientes na limpeza de seus dentes.

Na prática, quanto à eficácia da limpeza dos dentes, é consenso entre os dentistas que o uso do fio com os dedos consegue um desempenho superior, na maioria dos casos. Mas, é melhor usar o fio com suporte do que não usar nenhum fio ou fita dental.

imagem5-suportes-para-fio-dental.jpg

Figura 5  Suportes para Fio Dental. A: De encaixe / B: Pré-montados.

Retirada e adaptada de Carranza et al.

Existem também alguns dispositivos elétricos para a aplicação do fio dental. Eles ainda não são muito comuns no Brasil, mas também são seguros e eficazes.

Figura 6  Dispositivos elétricos para aplicação do fio dental

Retirada e adaptada de Carranza et al.

Como utilizar o fio ou a fita dental em dentes com aparelhos ortodônticos ou pontes fixas?

Alguns dispositivos que possuem uma ponta mais rígida e ajudam a entrada do fio dental são muito úteis na execução da limpeza de pessoas que usam próteses fixas ou aparelhos ortodônticos.

O passador de fio dental e os fios específicos para pacientes que fazem uso de aparelhos são exemplos de dispositivos que podem ajudar.

  

Figura 7  Passa-fio dental.

Retirada da internet (https://www.clinicasergiocorreia.com.br/voce-ja-ouviu-falar-em-passa-fio/)

Figura 8  Fio ortodôntico

Fonte: autora

 

Vídeos

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARRANZA FA, Newman, MG  et al. Periodontia clínica. 12a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

LINDHE J et al. Tratado de Periodontia Clínica e Implantodontia Oral, 5a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

COLACO, Jaqueline et al. Qualidade de vida relacionada à saúde bucal e fatores associados em idosos: um estudo transversal de base populacional. Ciênc. saúde coletiva , Rio de Janeiro, v. 25, n. 10, pág. 3901-3912, outubro de 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020001003901&lng=en&nrm=iso>. acesso em 09 de fevereiro de 2021. Epub 28 de setembro de 2020.  https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.02202019 .

MORAES, Renita Baldo et al. Efeito de fatores ambientais e socioeconômicos no uso de fio dental em crianças: uma abordagem hierárquica. Braz. oral res. , São Paulo, v. 33, e096, 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-83242019000100275&lng=en&nrm=iso>. acesso em 09 de fevereiro de 2021. Epub em 28 de outubro de 2019.  https://doi.org/10.1590/1807-3107bor-2019.vol33.0096 .

MORAL-DE-LA-RUBIA, José; RODRIGUEZ-FRANCO, Norma Idalia. Estructurafactorial y consistencia interna de la Escala de Hábitos de Higiene Bucal enmuestras de población general y clínica odontológica. CienciaUAT,  Ciudad Victoria ,  v. 12, n. 1, p. 36-51,  dic.  2017 .   Disponível em <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-78582017000200036&lng=es&nrm=iso>.acesso em 09 de fevereiro de 2021.

ASQUINO, Natalia; VILLARNOBO, Fabiana. Cepillosinterdentales, de lateoría a lapráctica. Revisión de literatura e indicaciones clínicas. Odontoestomatología,  Montevideo ,  v. 21, n. 33, p. 46-53,  jun.  2019 .   Disponível em <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-93392019000100046&lng=es&nrm=iso>. acesso em 09 de fevereiro de 2021.  Epub 01-Jun-2019.  http://dx.doi.org/10.22592/ode2019n33a6.

registrado em: SSI-Saúde, Saúde Bucal
Portal da Saúde