Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Guia de alimentação do bebê e receitas do Materninho

Guia de alimentação do bebê e receitas do Materninho

Guia de alimentação do bebê e receitas do Materninho

Materiais fornecem orientações para uma boa alimentação dos bebês no primeiro ano de vida

Publicada em 19/11/2020

guia-de-alimentacao-bebe-e-livro-de-receitas.jpg

A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do MPF lançou dois novos produtos voltados para os bebês: a versão revisada do Guia Prático de Alimentação no primeiro ano de vida e o Livro de Receitas do Materninho.

As duas publicações foram lançadas em comemoração aos 10 anos do Materninho e são baseadas na prática vivenciada no berçário da PGR. Inaugurado em março de 2010, o Materninho já atendeu mais de 390 crianças.

Guia de alimentação – O objetivo do guia é orientar, de modo didático e prático, a melhor forma de alimentar o seu bebê no primeiro ano de vida. O conteúdo ensina como ter sucesso na amamentação, o passo a passo da introdução da alimentação do bebê, a forma de preparo das papinhas, e oferece dicas de como deixar o seu dia a dia na cozinha mais prático.

Todas as orientações são baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos, do Ministério da Saúde (2019), e no Manual de Orientação, do departamento de nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (2018).

Acesse o guia:
http://saude.mpu.mp.br/ssi-saude/publicacoes/arquivos/guia-pratico-da-alimentacao-complementar.pdf

Livro de receitas – Voltado para crianças até 2 anos, o livro traz 80 receitas nutritivas para três faixas etária de crianças: a partir de 6 meses, a partir de 9 meses e a partir de 12 meses. Têm receitas de papinhas, comidas regionais e misturadinhos, pão de queijo, biscoitinho etc.

Segundo a nutricionista do MPF e do Materninho, Amanda Branquinho, o livro surgiu da “necessidade de diversificar o cardápio com receitas que fizessem parte da cultura alimentar do brasileiro e ao mesmo tempo priorizassem o uso de alimentos saudáveis para a construção de bons hábitos alimentares que perdurassem na vida das famílias atendidas pelo berçário”.

Acesse o livro de receitas:
http://saude.mpu.mp.br/ssi-saude/publicacoes/arquivos/receitas-do-materninho.pdf

registrado em: Materninho, Nutrição
Portal da Saúde