Você está aqui: Página Inicial / Notícias / História da Escova Dental

História da Escova Dental

Curiosidade: História da Escova Dental

01/09/2021 – Dra. Melissa Ferreira Alves Dias

historia_escova_dente.png

Figuras antigas (www.sescsp.org.br/online/artigo/14007_A+EVOLUCAO+DAS+ESCOVAS+DE+DENTE+DO+GRAVETO+AO+WIFI)

A origem exata dos instrumentos mecânicos para limpeza dental é desconhecida. No entanto, o ato de limpar os dentes é algo tão antigo quanto a própria civilização e há alguns registros interessantes:

  • Em 3.500 a.C., na Babilônia, varas de mascar faziam o papel de escova de dente e palitos de ouro também eram utilizados para a higienização dos dentes;
  • Mais primitivamente, foram encontrados, em tumbas etruscas e egípcias, pedaços de ramos ou gravetos que eram esfregados sobre as superfícies dentárias para a limpeza dos dentes.

historia_escova_dente_03.JPG

Haste de madeira usada para higienizar os dentes (www.sescsp.org.br/online/artigo/14007_A+EVOLUCAO+DAS+ESCOVAS+DE+DENTE+DO+GRAVETO+AO+WIFI)

  • Já se recomendou limpeza bucal com os dedos ou por meio da mastigação de haste de madeira macia. A madeira era mastigada até que suas fibras ganhassem a forma de uma escova ajudando a limpar os dentes;
  • Em 350 a.C., Aristóteles fazia sua higiene bucal com toalha áspera de linho fino;
  • No século XV, os chineses desenvolveram um modelo de escova dental bem mais eficiente, que se baseava em pedaços de ossos, marfim ou varas de bambu, nos quais pelos de animais (principalmente javalis, cavalos e porcos) eram amarrados como cerdas;

Escova com vara de bambu e pelos de animais (www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/conheca-a-historia-da-escova-de-dentes,1e3cad96b674a310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html)

  • Em 1488, no Reino Unido, quando James IV, após ser entronizado rei da Escócia, adquiriu duas escovas de ouro com uma corrente, para usar ao redor do pescoço, as escovas passaram a constituir um privilégio das classes sociais mais abastadas, sendo consideradas verdadeiras obras de arte, com cabos ornamentados por metais e pedras preciosas.
  • Por volta do ano de 1600, os chineses, que já utilizavam galhos aromáticos, não só para limpeza dos dentes, mas também para refrescar a boca, inventaram a escova dental como a conhecemos. Nesta época, os europeus usavam o método de limpeza dos gregos, mergulhando esponjas e panos de linho em óleo sulfúrico e soluções salinas, para depois esfregar e retirar os resíduos dos dentes. Ou seja, não escovavam os dentes, apenas esfregavam;
  • Somente em 1780, na Inglaterra, William Addis, um comerciante inglês, que, ao passar algum tempo na prisão, se inspirou numa vassoura para criar a versão da escova de dente, fabricou a primeira escova com produção em massa, substituindo inicialmente o pelo de javali por crina de cavalo, entre outros pelos, mas também diversificando os modelos. A Wisdom existe até hoje.

historia_escova_dente_05.jpg

Propaganda Addis 1780 Figura: Modelos escovas Addis 1780 (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

Escova de Napoleão Bonaparte, 1795-Cerdas em crina de cavalo e cabo em prata (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

Modelos de escova dos séculos XIX e XX (CARRANZA FA, Newman, MG et al.2016)

Em 1857, nos Estados Unidos, foi registrada a primeira patente registrada para uma escova de dente, por H. N. Wadsworth, (US Patent Nº 18,653). Contudo, a produção em massa, na América do Norte, só iniciou em 1885. Apesar de todos os esforços, o uso da escova de dente, naquela época, ainda era restrito à elite, em função do alto custo do produto. Apenas após a revolução industrial, com a da redução do preço final, a escova passou a alcançar as demais camadas da população.

Em 28 de fevereiro de 1935, Wallace Hume Carothers criou um polímero fundido apelidado de nylon. Através de acordo a empresa passou a produzir, em 1939, os fios sintéticos para a Wisdom, que lançou o produto apoiado por uma grande campanha publicitária na Europa. Essa mudança ajudou a criar uma nova tendência para a história das escovas de dente, já que eram incomparavelmente melhores, pois permitiam limpar todos os dentes sem machucar as gengivas, expandindo o uso do produto para diversos segmentos da sociedade.

Wisdom 1940 (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

  • Em 1945, o dentista Dr. Robert Huston fundou uma das maiores empresas de higiene oral, a Oral-B, que criou e patenteou a primeira escova de dente com cerdas suaves e arredondadas de nylon. Até hoje, a Oral-B é marca líder e referência mundial na fabricação de escovas de dente, fios dentais, cremes dentais e diversos outros produtos para higiene bucal. O “B” em “Oral-B” se refere à palavra brush, escova, em inglês.
  • No Brasil, ainda nos anos 60, a TEK foi a primeira escova de dente lançada, pela Johnson & Johnson. Também fizeram parte da nossa história outras marcas como York, Kolynos, Prophylactic e Bukol.

Escova elétrica

Por volta de 1880, Dr. Scott anunciou a venda da primeira escova de dente elétrica, no mercado. Porém, não havia realmente eletricidade envolvida no processo de uso do produto. Mas, Dr. Scott pregava que uma pequena haste de ferro magnetizada existente dentro do cabo, era capaz de carregar continuamente as cerdas com correntes eletromagnéticas que agiam sobre a gengiva, células do nervo e raiz dos dentes, revigorando cada parte da arcada dentária. Sua invenção recebeu inclusive honrarias da comunidade médica e membros do governo britânico.

Anúncio da escova elétrica do Dr. Scott (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

Em 1954, o Dr. Philippe-Guy Woog, da Suíça, inventou a primeira verdadeira escova de dente elétrica, chamada “Broxodent”. Ela apareceu no mercado suíço, em 1956, e foi lançada, nos EUA, em 1959, na ocasião do centenário da American Dental Association.

Anúncio da escova elétrica Broxodent (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

No início dos anos 1960, com o lançamento da “escova de dente automática”, da General Eletric, a escova de dente elétrica se tornou popular nos Estados Unidos. Embora similar ao da Broxodent que usava corrente elétrica AC para seu funcionamento, o modelo da GE utilizava baterias NiCad, não necessitando estar conectado à corrente elétrica no ato do uso.

Escova elétrica do GE (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

Em 1987, a empresa Interplak fez um avanço significativo no produto, passando a ser a primeira empresa a produzir as escovas elétricas com sistema rotativo, para uso doméstico.

Escova Interplak (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

Dias Atuais

Atualmente, o mercado de escova dentais é formado por milhares de marcas, modelos e versões do produto, atendendo aos diversos segmentos existentes. (vide artigos: “Como escolher a escova dental?” e “Escovas especiais”).

Pensando na sustentabilidade do planeta, foram lançadas escovas biodegradáveis em bambu e outras que utilizam a cana-de-açúcar como matéria prima. E, ainda nos dias atuais, as escovas Miswak ou Sewak continuam sendo bastante utilizadas pela população mulçumana. É muito comum encontrá-las na Índia, no Paquistão, no norte da África e em lojas árabes pelo mundo. Seu formato continua seguindo o mesmo padrão das varas primitivas de mascar chinesas, mas elas são feitas a partir de ramos da árvore Persica Salvadora, que contém propriedades curativas e antissépticas.

Miswak (https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1)

Escovas ecológicas ( https://www.reviewbox.com.br/escova-de-bambu/)

Conclusão

Pesquisas consideram a criação da escova de dente como uma das maiores invenções da humanidade, em razão dos incontáveis benefícios que a correta higiene bucal tem propiciado para todos, desde o início de sua apresentação.

O produto passou por diversas inovações tecnológicas, desde as varas de mascar primitivas até a introdução de materiais sintéticos. Diversos estudos e pesquisas foram feitos e mudanças foram sendo realizadas objetivando a obtenção de uma melhor limpeza e uma escovação mais confortável dos dentes. O cabo foi se tornando mais ergonômico e as cerdas se tornaram mais flexíveis, macias e eficazes, por exemplo.

Embora, devido ao baixo nível de renda, ainda haja uma grande quantidade de pessoas no mundo todo que não tem acesso à escovação, o mercado de escovas de dente é considerado maduro, tendo a presença de uma infinidade de marcas, modelos, versões, cores, tamanhos, preços e dividindo-se em tradicional e elétrico. Ainda é muito maior o consumo de escovas de dente tradicionais, apesar de toda evolução tecnológica existente.

Por fim, completando o mercado de higiene bucal, existe ainda uma infinidade de produtos que complementam a escovação: fios e fitas dentais, limpadores de línguas, e outros dispositivos e produtos que ajudam a manter a saúde bucal.

Assim, basta escolher os itens e modelos que mais se adequam a cada indivíduo, seguindo as orientações do dentista que o acompanha e usar cada produto corretamente, de acordo com as recomendações do fabricante.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS OB et al. Escovas Dentais PGR-Pós-Grad Rev Fac Odontol São José dos Campos, v.4, n.1, jan./abr. 2001.

CARRANZA FA, Newman, MG et al. Periodontia Clínica. 12a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

COLGATE - Conheça A História Da Escova De Dentes -

https://segredosdomundo.r7.com/escova-de-dente-historia-origem/

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/conheca-a-historia-da-escova-de-dentes,1e3cad96b674a310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

LINDHE J et al. Tratado de Periodontia Clínica e Implantodontia Oral, 5a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

PEREIRA RG -Escova De Dente – Origem, História Da Criação E Importância -

REIS A A História da Escova de Dentes - https://professorarturreis.blogspot.com/2012/08/a-historia-da-escova-de-dente.html?m=1

SESC SP - A Evolução Das Escovas De Dente: Do Graveto Ao Wi-Fi - https://www.sescsp.org.br/online/artigo/14007_A+EVOLUCAO+DAS+ESCOVAS+DE+DENTE+DO+GRAVETO+AO+WIFI

SMILE CONCEPTS – Toothbrush History - https://smileconcepts.co.uk/toothbrush-history/

SPITZCOVSKY D. Graveto Pode Ser Escova de Dentes Sustentável - https://super.abril.com.br/blog/planeta/graveto-pode-ser-escova-de-dentes-sustentavel/

SUKKARWALLA A et al. Eficácia de Miswak em patógenos orais.Revista de pesquisa odontológica. 2013; 10 (3): 314-320. doi: 10.4103 / 1735-3327.115138. https://www.pazemgaia.com.br/escova-de-dente-natural-miswak.html

TRILHA DOS AROMAS – Entenda Por que Você Deve Trocar a Escova Comum Pela Biodegradável - https://www.trilhadosaromas.com.br/posts/?dt=entenda-porque-voce-deve-trocar-a-escova-comum-pela-biodegradavel-bzRXU2g5Q2trZENQU2NVbTBDdzhNZz09

registrado em: Saúde em Rede, Saúde Bucal
Portal da Saúde