Você está aqui: Página Inicial / Notícias / MPF lança BI com dados de PcDs que atuam na instituição

MPF lança BI com dados de PcDs que atuam na instituição

Iniciativa inaugura as ações alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo dia 3

Publicada em 23/11/2023

Este ano, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, será marcado no MPF por uma série de atividades que buscam ampliar a consciência de todas e todos e encontrar meios de superar os obstáculos que ainda dificultam a execução de atividades profissionais e o bem-estar no trabalho. Inaugurando as ações, a instituição lança painéis sobre pessoas com deficiência (PcDs) na plataforma de business intelligence (BI) de Equidade do MPF, com dados estatísticos sobre estagiários, funcionários de empresas terceirizadas, membros e servidores com deficiência.

A ferramenta foi desenvolvida pela Divisão de Sistemas de Informações Gerenciais da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Stic), a pedido da Assessoria de Serviço Social da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (Asserv/SSI-Saúde). Faça login na intranet e acesse a plataforma.

Direitos

A iniciativa busca fornecer subsídios para aprimorar as ações internas do MPF voltadas à acessibilidade. Por meio dos painéis, é possível levantar informações sobre o número total de pessoas com deficiência no MPF, com filtros para sexo, raça, tipo de deficiência, cargo e unidade de lotação, entre outros. Os dados também podem ser visualizados na forma de gráficos comparativos.

Essas informações servirão de referência para a atuação da Asserv, setor responsável pelo acompanhamento dos integrantes com deficiência, a fim de assegurar o exercício de seus direitos individuais e sociais e prover meios adequados de trabalho e condições de acessibilidade, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15). No Portal da Saúde, você encontra o relatório Necessidades e Perfil das Pessoas com Deficiência no MPF 2022.

Outras ações

O MPF também programou alguns eventos para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Já estão com inscrições abertas no Hórus duas palestras.

Em 29 de novembro, membros da Comissão Permanente de Inclusão e analistas da Asserv conduzirão duas sessões (10h/12h e 14h/16h) do evento “Como as Barreiras Interferem na Acessibilidade das Pessoas com Deficiência no MPF?”. Os encontros acontecerão na plataforma Zoom. Inscrições até 27/11.
Saiba mais.

Já no dia 4 de dezembro, das 14h30 às 16h30, o servidor Raul Rolland (PR/MG), autor do livro “A Pessoa com Deficiência na Ordem Jurídica Brasileira”, publicado em 2017, compartilhará sua rotina, desafios e vivências como pessoa com deficiência. A conversa será transmitida pelo Canal MPF no YouTube. Inscrições até 3/12.
Saiba mais.

3 DE DEZEMBRO
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro. Foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e bem-estar das pessoas com deficiência e enfatizar os benefícios da inclusão dessas pessoas em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

registrado em: SSI-Saúde, Medicina
Portal da Saúde