Você está aqui: Página Inicial / Notícias / MPF promove Campanha Outubro Rosa 2023

MPF promove Campanha Outubro Rosa 2023

PGR e unidades intensificam ações para ampliar a consciência sobre prevenção e tratamento do câncer de mama

Publicada em 02/10/2023

Nunca é demais saber mais sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama e, neste mês, você terá acesso fácil a essas informações. É que o MPF adere, mais uma vez, ao movimento internacional Outubro Rosa, que busca promover a conscientização sobre o câncer de mama e estimular o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo, assim, para reduzir os números de casos e de mortes. A iniciativa é da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) e da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas.

No MPF, a prevenção é estimulada, além das ações do Outubro Rosa, por meio do Exame Periódico de Saúde (EPS), que cobre os custos com consulta ginecológica e exames de Papanicolau e mamografia, além de avaliação clínica e exames laboratoriais. “O EPS é uma estratégia para identificar possíveis alterações de saúde de forma precoce”, explica o analista de saúde Alan de Carvalho Dias Ferreira, gestor de projetos da SSI-Saúde.

Além disso, o MPF desenvolve ações, baseadas nos pilares “alimentação adequada”, “prática de atividades físicas” e “promoção da saúde mental”, que estimulam a adoção de uma rotina saudável, contribuindo para prevenir tanto o câncer de mama quanto outras doenças. No Portal da Saúde, você tem acesso a textos e vídeos elaborados pela equipe de saúde multidisciplinar da SSI-Saúde. Confira!

Irene

Foi na campanha promovida pelo MPF em 2019 para o Outubro Rosa que Irene Santos Marreira, 43 anos, recepcionista no serviço de Odontologia da PGR, foi examinada pela ginecologista e mastologista Gerli Coelho, da SSI-Saúde. A queixa era de dor na mama direita e, no exame físico, a médica detectou um nódulo. A partir daí, Irene fez exames de mamografia e ecografia mamária, que indicaram o diagnóstico de lipoma, nódulo benigno formado por células gordurosas, normalmente envolvidas por uma cápsula de tecido fibroso.

No caso de Irene, a doença regrediu sem necessidade de remoção cirúrgica. “A médica me disse para repetir os exames no ano seguinte, para avaliação”, conta a recepcionista. A médica também recomendou a prática de exercícios e uma alimentação livre de comidas industrializadas e gordurosas. “Não bebo, não fumo, não faço dieta e às vezes faço caminhadas”, conta Irene, que não segue as recomendações à risca mas revela alguns bons hábitos que podem ajudá-la a prevenir uma série de doenças.

Confira a programação

Em 2 de outubro, a sede da PGR será iluminada na cor rosa. Durante o mês, o mesmo ocorrerá em outras unidades do MPF, como PR/AP, PR/BA, PR/DF, PR/ES, PR/RS, PRR1, PRR2, PRR3, PRR4 e PRR5. A PR/RO instalará um painel na fachada de sua sede.

De 5 a 13 de outubro, uma campanha com cards virtuais vai levar ao público interno do MPF informações sobre o câncer de mama, o EPS e outras formas de prevenção. Também vai estimular o envio de perguntas de mulheres e homens de todas as unidades para embasar mais uma edição do evento Conversa com Especialista, no dia 31. Você já pode enviar as suas dúvidas até o dia 20/10por meio deste formulário.

De 16 a 20 de outubro, na PGR, haverá entrega do laço rosa, símbolo mundial do Outubro Rosa, e de folder impresso com cinco passos para prevenir o câncer de mama. Para pessoas de outras unidades, o folder estará disponível na intranet.

Em 31 de outubro, às 14h30, a Conversa com Especialista trará a ginecologista e mastologista Gerli Coelho, lotada na PGR, para responder as perguntas enviadas ao longo do mês.
Onde: Canal MPF no YouTube
Vagas: 100
Inscrições: de 16 de outubro até as 23h59 do dia 31, pelo Hórus
AQ: Sim

 

registrado em: Medicina
Portal da Saúde