Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Orientações e dicas sobre o uso de máscaras

Orientações e dicas sobre o uso de máscaras

Dicas de prevenção contra o coronavírus

Como o uso de máscara pode contribuir para a redução da propagação do vírus e como fazer máscaras caseiras

Publicada em 13/04/2020

Orientações e dicas sobre o uso de máscarasCom a pandemia provocada pela Covid-19, observa-se uma corrida em busca de máscaras de proteção descartáveis, o que levou a dificuldades de acesso ao produto em farmácias ou em outros fornecedores. Por isso, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) traz um levantamento de informações sobre a confecção de máscaras caseiras e seu uso adequado.

Não são apenas as máscaras descartáveis que criam uma barreira física de proteção ao vírus. A confecção de máscaras de tecido, feitas em casa, tem se tornado uma solução simples e mais uma alternativa de proteção. Trata-se de um material sem grande complexidade e custo de produção.

Os profissionais de saúde do MPF lembram ainda que o Ministério da Saúde lançou uma campanha digital dando informações sobre a  confecção caseira de máscaras de pano. Quando usadas da forma correta, elas podem ser mais um aliado de prevenção ao contágio da covid-19 protegendo você e outras pessoas ao seu redor. Assista ao vídeo.

E atenção! Para ser mais segura e eficiente como barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações. Veja as orientações:

⦁    As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline ou outros tecidos, desde que desenhadas  corretamente e que não impeçam a respiração.
⦁     É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de tecido, ou seja, dupla face.
⦁     A máscara precisa cobrir totalmente a boca e nariz e estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. É importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca para manter o tecido no lugar certo de seu rosto.
⦁    A máscara deve ser de uso pessoal, não pode ser dividida com ninguém.
⦁    Deve ser trocada a cada duas horas de uso, ou antes se ficar úmida. Assim, a depender de quanto tempo for ficar fora, leve sempre uma máscara limpa reserva.
⦁    Ter uma embalagem plástica exclusiva para transportar suas máscaras limpas, e uma embalagem plástica exclusiva para as máscaras usadas/sujas,  resguardando-se de qualquer possibilidade de contaminação. Depois de limpas, nunca  transportar em embalagem que foi usada para máscara suja ou deixar solta com outros objetos.  
⦁    Quanto a higienização/ lavagem de máscaras de tecidos, há diversas formas, recomendamos que seja precedida de desinfecção. A desinfecção pode ser feita em molho por no mínimo 30 minutos em solução de hipoclorito de sódio a 0,02% (10ml de alvejante comercial a 2 a 2,5% para cada 500 ml de água). Após lavar normalmente com água e sabão de sua preferência. Depois que lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
⦁     A máscara deve estar seca para sua reutilização. Após secagem da máscara, utilize o  ferro quente e acondicione em saco plástico.

Como colocar a máscara
⦁    Lave bem as mãos com água e sabão.
⦁    Certifique-se de cobrir bem o nariz e a boca.
⦁    Prenda a máscara atrás das orelhas, seja com o elástico ou amarrando as tiras
⦁    Evite tocar a parte da frente enquanto estiver colocando-se.

Lembre-se a máscara deve ser  usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

Como lavar a máscara
⦁    As máscaras caseiras são individuais e devem ser lavadas pelo próprio indivíduo. Cada membro da família deve ter a sua.
⦁    Lave-as com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.

Tais medidas, recomendadas pelo Ministério da Saúde e SSI-Saúde, quando adotadas em conjunto, potencializam a proteção contra a Covid-19 e, por isso, são importantes de serem adotadas por todos e todas para a interrupção da cadeia de transmissão.

Referências: Ministério da Saúde: NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS

Como fazer uma máscara caseira

Existem diferentes formas de confeccionar as máscaras caseiras. As dicas sugeridas pela SSI-Saúde indicam materiais simples do dia a dia, como camisetas ou outras roupas em bom estado de conservação. Há também opções com tecidos específicos, para quem conseguir  confeccioná-las com máquinas de costuras e elásticos.

Escolha a dica que preferir e faça a sua própria máscara. Veja algumas opções sugeridas pela SSI-Saúde, há moldes para costurasoluções com aproveitamento de camisetas ou lenço.

Assista também ao vídeo com um passo a passo simples de confecção de máscara com ligas e lenço (sem costura).

registrado em: Medicina, Covid-19
Portal da Saúde