Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Outubro Rosa 2021

Outubro Rosa 2021

CNMP e PGR lançam campanha para arrecadar recursos que serão entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília

Publicada em 05/10/2021

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Desmistificar o câncer de mama é fundamental para combatê-lo e o diagnóstico precoce é essencial para isso. 

Em função da campanha, neste ano, o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, em parceria com a Procuradoria-Geral da República – PGR, realiza uma ação social de arrecadação de itens de higiene pessoal e lenços para cabelo, que serão entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília (RFCC Brasília). (https://www.redefemininabrasilia.org.br).

As doações poderão ser entregues na sala T-09 (Coordenadoria de Saúde), na Recepção do CNMP (hall de entrada) ou na recepção Serviço de Saúde da PGR, até o fim deste mês. 

A instituição, sem fins lucrativos, presta assistência a pacientes carentes portadores de câncer desde maio de 1996, oferecendo acolhimento, apoio emocional e material, esclarecimentos e informações, motivação para tratamento, e procura a integração com a equipe médica para o melhor atendimento dos pacientes. 

A RFCC Brasília também possui a Oficina da Peruca que capta doações de cabelos e produz perucas para doação, proporcionando à paciente que tenha essa necessidade a melhora de sua autoestima e o consequente auxílio na cura. 

Outro local para a doação de cabelos é a empresa Roberta Andrade, que realiza uma ação social chamada Perucas do Bem. A equipe recebe doações de cabelos para confecção de perucas. O comprimento mínimo para doação é de 10 cm, podendo o cabelo ser de qualquer cor. Na hora do corte, o cabelo deve estar preso ou trançado. O corte também pode ser realizado na própria empresa com um preço promocional. As perucas são entregues no HUB, Hospital da Criança e Hospital de Base. Para maiores informações, entrar em contato pelo whatsapp 61-981113556. 

Os doadores que não puderem realizar a entrega dos itens têm a opção de realizar sua doação por meio de transferência bancária diretamente para instituição, de acordo com os dados abaixo.

Banco do Brasil 
Ag:  4595-0 
CC: 11310-7 
PIX : (61) 99157-7147 

Caixa Econômica Federal  
Ag: 2893 
CC: 1204-8
Operação : 003
Pix : rose@redefemininabsb.com 

BRB 
Ag: 208 
CC: 026690-4 
PIX : (61) 98580-4015 

Segundo a coordenadora substituta de serviços de saúde do CNMP, Luciana Zveiter, a generosidade e empatia dos membros e servidores ajudará a minimizar a angústia de quem está passando por um tratamento de câncer. Dessa forma, estaremos participando ativamente em prol da nossa sociedade, comentou. 

Câncer de Mama

A detecção precoce é realizada por meio do rastreamento entre mulheres assintomáticas, que devem realizar o exame clínico das mamas, por um médico ginecologista, mastologista ou profissional de saúde treinado, além do exame de mamografia, se indicado pelo médico. A mamografia deve ser feita de forma anual em mulheres a partir de 40 anos ou mais. 

Além dos exames, é importante ficar atenta aos possíveis sinais e sintomas. São eles: 
- alterações no tamanho ou forma da mama; 
- nódulo único e endurecido; 
- vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo; 
- nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho; 
- sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; 
- sensação de nódulo aumentado na axila; 
- espessamento ou retração da pele ou do mamilo; 
- secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos; 
- assimetria entre as duas mamas; 
- presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama; 
- endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja; 
- coceira frequente na mama ou no mamilo; 
- formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo; 
- inversão do mamilo; 
- inchaço do braço; 
- dor na mama ou no mamilo. 

O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico. 

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível, em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. Mas é possível se prevenir ao controlar os fatores de risco, além de estimular os fatores protetores, em especial, a adoção de hábitos saudáveis. 

registrado em: Saúde em Rede
Portal da Saúde