Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Outubro Rosa: Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Mama

Outubro Rosa: Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Mama

LIVE: A médica Thereza Cypreste esclareceu dúvidas do público interno sobre câncer de mama

Publicada em 08/10/2021

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente e o que mais leva mulheres ao óbito no país. No mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Seção de Capacitação e Desenvolvimento da PR/RJ promoveu a palestra “Câncer de mama: mitos e verdades”, realizada na tarde da última segunda-feira (4), com a mastologista Thereza Cypreste, via Zoom.

Durante o evento, a médica destacou que fatores como amamentação, atividade física ou boa alimentação, apesar de ajudarem a prevenir doenças, não são garantias de prevenção ao câncer. A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce da doença. Além disso, alguns mitos foram quebrados: sutiã colorido, com aro ou desodorante antitranspirante não causam câncer.

Segundo a mastologista, alguns grupos são um desafio ao câncer de mama, entre eles estão as grávidas, as idosas e os homens. Mesmo grávida, a mulher deve ficar atenta a possíveis sinais de câncer de mama e procurar o seu médico caso veja alguma alteração. “A prevenção deve ser feita por toda a vida, mesmo que a mulher já tenha passado dos 60 anos, muitas acreditam que, por causa da idade, podem parar de ir ao mastologista e de fazer o auto exame, o que é um erro”, diz dra. Thereza. Os homens também devem se preocupar com a doença, pois para cada 100 mulheres, um homem terá a doença. Esse risco aumenta se ele tiver algum parente de 1° grau com a doença (mãe, irmã ou filha).

De acordo com a médica, a melhor forma de cuidar da saúde mamária é pelo tripé formado pela consulta anual com o mastologista, a mamografia (em mulheres com mais de 40 anos) e o auto exame das mamas. O último deve ser feito uma vez ao mês na hora do banho e com as mãos ensaboadas. “As mulheres que menstruam, devem fazer após a menstruação; já as que não menstruam, devem fazer em uma data mensal escolhida”, explica a doutora. Já as lactantes devem fazer o exame depois da amamentação, quando o peito estiver vazio de leite.

A dra. Thereza também ressaltou que as mamografias são para a vida toda. “Os exames devem ser guardados em uma pasta e levados nas consultas ao mastologista”, completa. Para as mulheres que fizeram alguma cirurgia na mama, cirurgia de redução ou implante de silicone, é fundamental guardar uma mamografia anterior à operação.

Fonte: Ascom PR/RJ (https://portal.mpf.mp.br/novaintra/informa/2021/unidades/outubro-rosa-mastologista-conversa-com-servidores-sobre-mitos-e-verdades-do-cancer-de-mama)

registrado em: Saúde em Rede, Medicina
Portal da Saúde