Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Resultado da "Pesquisa Covid-19 no MPF"

Resultado da "Pesquisa Covid-19 no MPF"

SSI-Saúde divulga relatório sobre os casos de Covid-19 no MPF

Publicada em 10/03/2021

pesquisa_covid_19_mpf.jpg

Segundo dados do Ministério da Saude, o Brasil ultrapassa 650.000 mortes causadas pelo vírus SARS-CoV-2. Ao todo, já foram registrados mais de 29 milhões de casos da doença.

Para conhecer o perfil epidemiológico dos casos de Covid-19 e a cobertura vacinal no MPF, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) realizou um estudo pioneiro no órgão, a “Pesquisa Covid-19 no MPF”. Todas as unidades do MPF foram incentivadas a participar da pesquisa, o que garantiu o número de respostas representativo e, consequentemente, uma análise que retrata a Instituição em sua totalidade. Os resultados auxiliarão na tomada de decisões, aprimorando as ações de promoção da saúde.

A partir do conhecimento produzido, a SSI-Saúde concluiu que:

- 24% dos integrantes do MPF já tiveram o diagnóstico de Covid-19 confirmado. A maior parte (89%) relatou ter apresentado o quadro leve da doença, isto é, sem necessidade de internação hospitalar. A doença atingiu igualmente o público do MPF, independentemente do gênero, idade, faixa etária ou região de lotação. Contudo, destaca-se que o público mais afetado pelo nível grave da Covid-19 (com internação hospitalar) é representado por pessoas do gênero masculino com idade entre 50 e 59 anos.

- Perda de memória, anosmia (perda de olfato), astenia (cansaço excessivo), queda de cabelo, ageusia (perda do paladar) e dificuldade de concentração foram as principais sequelas da Covid-19, relatadas pela população do MPF.

- Até o fim da pesquisa (novembro de 2021), 96% dos integrantes dos MPF relataram ter recebido pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. O perfil de cobertura vacinal no público do MPF está igualmente distribuído por gênero, faixa etária, idade e regiões do país.

- As razões da não vacinação por parte de 3% dos integrantes dos MPF foram: opinião contrária; aguardando fim das fases de testes da vacina; já terem contraído a doença; receio de efeitos colaterais; e recomendação médica.

 

Confira o relatório completo em:
https://saude.mpu.mp.br/servicos/publicacoes/arquivos/pesquisa-covid-19-no-mpf

registrado em: Saúde em Rede, Medicina, Covid-19
Portal da Saúde