Você está aqui: Página Inicial / Notícias / PGR continua o trabalho para aprimorar a acessibilidade no MPF

PGR continua o trabalho para aprimorar a acessibilidade no MPF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) divulga resultados de novas etapas da pesquisa sobre inclusão no CNMP e ESMPU

Publicada em 17/01/2023

A pesquisa "Necessidades e Perfil das Pessoas com Deficiência", que já apontou mudanças para maior inclusão e acessibilidade dos integrantes do MPF com deficiência, teve agora divulgados os resultados do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e da ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União).

O estudo foi elaborado pela equipe de Serviço Social da Assessoria Psicossocial da SSI-Saúde, com o apoio da Comissão Permanente de Inclusão do MPF, e teve como base a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Os dados servirão de referência para que a Instituição proporcione meios de trabalho adequados e melhore as condições de acessibilidade para as Pessoas com Deficiências (PcD).

No CNMP, as principais necessidades mencionadas foram: aquisição de equipamentos e dispositivos; móveis adaptados; acessibilidade arquitetônica; acessibilidade dos sistemas do CNMP; e teletrabalho ou jornada flexível, nesta ordem. Já no regime de teletrabalho e trabalho à distância, 84,6% dos participantes informaram não necessitar que a Instituição providencie qualquer adaptação, visto possuírem seus próprios equipamentos e mobiliários necessários para a realização do trabalho.

Os resultados da pesquisa no CNMP podem ser também verificados na íntegra por este link (Relatório do CNMP).

Na ESMPU, as principais necessidades mencionadas foram: monitores maiores; ampliadores de mesa; ambientes digitais do MPF (Sistemas e conteúdos eletrônicos acessíveis); lupa eletrônica; aparelho telefônico com amplificador de escuta e sinal luminoso; estação de trabalho ergonômica (mesa e cadeira); configuração específica de monitor para pessoas com baixa visão e software de voz/leitor de tela.

Os resultados da pesquisa na ESMPU podem ser também verificados na íntegra por este link (Relatório da ESMPU).

Confira a apresentação completa dos resultados do estudo no MPF em https://youtu.be/vZDKuuHCqxc.

Mais em https://saude.mpu.mp.br/noticias/pgr-trabalha-para-aprimorar-a-acessibilidade-noministerio-publico-federal

registrado em: Medicina
Portal da Saúde