Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Por que você NÃO deve coçar os olhos?

Por que você NÃO deve coçar os olhos?

Por que você NÃO deve coçar os olhos?

Publicada em 22/06/2021, por Adriana Litvin, Analista de Saúde - Medicina/Oftalmologia

cocar-olhos.png

https://www.instagram.com/reel/CP1acjmB3tz/?utm_source=ig_web_copy_link

O que é Ceratocone?

Ceratocone é uma doença genética que, geralmente, ocorre na adolescência e está bastante relacionada à alergia, ao ato de coçar os olhos.

Há muitas evidências de que crianças que coçam muito os olhos e com tendência à doença, com certeza terão piora no quadro. A relação com a coceira é certa, mas não quer dizer que todos terão a alteração da córnea.

Esta doença é caracterizada por uma alteração progressiva na córnea – a primeira camada do olho –, fazendo com que ela fique com aspecto "bicudo”.

Tendo a certeza de que coçar os olhos pode agravar o Ceratocone, como é possível tratar a doença?

- Para auxiliar a enxergar  óculos, lentes de contato, anel estromal: é o implante de um anel para regularizar a superfície corneana. O implante permite que a luz entre de maneira mais organizada no olho para atingir a retina de maneira uniforme, gerando uma imagem mais nítida para o paciente. Os anéis são aplicados por dentro das camadas da córnea aumentar a sua sustentação e manter a sua curvatu-ra, degeneradas pelo Ceratocone.

- Para parar a doença se estiver evoluindo  Crosslinking Corneano: é a combinação da irradiação ultravioleta A (UVA) e o fotossintetizador riboflavina para aumento da rigidez corneana, o que leva à diminuição da progressão do Ceratocone.

- Por último, se nenhum dos anteriores funcionar – Transplante de Córnea: é indicado para pacientes com ceratocone em estágio avançado, quando já houve uma perda significativa da visão e uma grande deterioração do tecido corneano. Nesse estágio, há um aumento no grau de miopia ou astigmatismo, tornando o uso de óculos de grau ou de lentes de contato insuficiente para a qualidade visual do paciente.

Para prevenir:

A recomendação é que a família faça acompanhamento médico e, se necessário, o médico oftalmologista solicitará o exame de topografia da córnea, que pode indicar o desenvolvimento do ceratocone.

 

Fique atento à coceira nos olhos!

 

#medicina #oftalmologia

registrado em: Medicina
Portal da Saúde