Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prebióticos, probióticos e a sua saúde!

Prebióticos, probióticos e a sua saúde!

Prebióticos, probióticos e a sua saúde!

O que são estas substâncias e como elas podem ajudar a nossa saúde

Publicada em 23/10/2019, por Caio Bernardo, nutricionista pela Universidad de Brasília e servidor do CNMP

Prebióticos, probióticos e a sua saúde!

Muito se fala sobre o consumo de prebióticos e probióticos, mas o que são estas substâncias e como elas podem ajudar a nossa saúde?

Pode parecer nome de medicamento, mas, na verdade, os prebióticos e probióticos podem ser ingeridos diariamente por meio da alimentação. Enquanto os prebióticos são basicamente componentes alimentares presentes em alimentos ricos em fibras, tais como frutas, hortaliças, verduras, aveia, cereais integrais e leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico; os probióticos são, em sua maioria, microrganismos que podem habitar o nosso trato gastrointestinal.

Os prebióticos, componentes alimentares não digeríveis tais como as fibras, beneficiam nossa saúde, pois servem de nutrientes e estimulam o crescimento de grupos de bactérias benéficas para a flora intestinal. Em uma explicação simplificada, este processo acontece quando os prebióticos não digeridos durante sua passagem pelo intestino. Eles servem como alimento para bactérias "do bem", e, dessa forma, reduzem a quantidade de bactérias "do mal", melhorando a microbiota intestinal do hospedeiro.

Na prática, o seu intestino será mais saudável ao consumir alimentos que contêm fibras e sacarídeos, como os alimentos citados acima, além de chicória, aspargo, cevada, ervilha, beterraba, banana, alho, cebola, trigo e tomate.

Já os probióticos, segundo a Organização Mundial de Saúde, são “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”. Entre esses benefícios, é possível citar a melhora do funcionamento e da parede intestinal. Assim como os prebióticos, os probióticos atuam na parede do intestino, fortalecendo o sistema imunológico, o que leva a uma redução dos organismos causadores de doenças presentes no nosso corpo: esse fenômeno traz benefícios para o ecossistema intestinal.

Visto de uma maneira mais simples, a microbiota intestinal contém pequenos seres vivos, que podem fazer bem ou mal para o nosso organismo. Em alguns momentos, uma grande quantidade de bactérias fica "indecisa", às vezes fazendo bem, às vezes fazendo mal, sendo influenciadas pelo meio que habitam. Quando ocorre a chamada disbiose, as bactérias "indecisas" vão ficar no time de quem está ganhando, ou seja, no time das bactérias patogênicas, causando danos ao nosso organismo.

Em alguns casos, como o de patologias intestinais, pode ser necessário consumir uma dose elevada de pré ou probióticos, que são obtidas principalmente em suspensões orais, comprimidos, pós e cápsulas. Contudo, para isto, é necessário consultar o(a) médico(a) e o(a) nutricionista.

E, no dia-a-dia, como é possível aumentar o consumo de probióticos e prebióticos?

Alimentos ricos em prebióticos: leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão), farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo), pães e biscoitos integrais, além das frutas: abacaxi, ameixas, banana, caju, cereja fresca, coco, damasco seco, figo, goiaba, kiwi, maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, pêra com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.

Alimentos ricos em probióticos: leite fermentado (exemplos comerciais: Yakult, Frutap, Vigor) que contém lactobacilos em suas composições, kefir, iogurtes, coalhadas.

É importante lembrar que uma alimentação nutricionalmente adequada e variada pode conter a quantidade de fibras e microrganismos que beneficiam a saúde do seu intestino. Busque sempre o equilíbrio, cuide do seu bem-estar e procure ajuda de um profissional.

Veja receitas e refeições saudáveis, ricas em probióticos e prebióticos, na página do Saúde em Rede!

registrado em: Nutrição
Portal da Saúde