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Retrospectiva 2020: SSI-Saúde ampliou ações, incluindo membros e servidores de todo o país

Retrospectiva 2020: SSI-Saúde ampliou ações, incluindo membros e servidores de todo o país

Secretaria adaptou com sucesso ações e atividades para o formato telepresencial ou a distância

Publicada em 25/01/2021

Em um ano em que a saúde foi um dos temas prioritários no mundo, também foi um ano de ações importantes nesta área no MPF. Em 2020, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) adaptou com sucesso as ações e atividades para o formato telepresencial ou a distância. Com essa mudança, muitas ações que antes atingiam prioritariamente membros e servidores da Procuradoria-Geral da República (PGR), passaram a ser planejadas e executadas considerando as unidades do Ministério Público Federal em todo o país.

A SSI-Saúde manteve o plantão presencial na PGR com o oferecimento de serviços de pronto atendimento e não contabilizou nenhum dia de interrupção do funcionamento do serviço de saúde institucional. Além disso, buscou alternativas para maior aproximação com membros e servidores em um novo panorama de trabalho remoto através do teleatendimento e realização de lives sobre assuntos relacionados à pandemia do covid-19, saúde mental e outras vertentes da saúde.

Foi um ano de muita informação, produção de material e protocolos, que se encontram todos compilados no Portal da Saúde, que agora concentra todas as informações relacionadas à saúde no Ministério Público da União, integrando as páginas das intranets, serviços oferecidos aos pacientes, catálogos de serviços, cursos on-line, promoção de saúde. Em 2020, também foi criada uma página eletrônica dedicada exclusivamente às orientações relacionadas ao covid-19 (http://saude.mpu.mp.br/covid-19).

O programa Saúde em Rede, que desde 2019 idealiza, produz, gere e publica conteúdos de promoção de saúde, em 2020 produziu e publicou mais de 100 conteúdos diferentes entre vídeos, notícias, receitas e orientações da área de saúde.

Confira algumas das ações desenvolvidas pelas áreas de saúde:

Nutrição – Na área de nutrição, foi atualizado o “Guia Prático de Alimentação Complementar” e publicada a primeira edição do “Livro de Receitas do Materninho”, produzidos em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom). Além disso, foram feitos atendimentos e acompanhamentos nutricionais. Por meio do Sistema de teleatendimento desenvolvido pela SSI_Saúde e, a partir do uso do Novo Sistema de Saúde, foram realizadas 150 consultas de nutrição durante o ano.

Dois programas periódicos foram adaptados ao formato virtual e realizados normalmente, atingindo mais de 100 membros e servidores. Foram eles o “Curso de Atenção ao Bebê”, que abordou temas como amamentação, alimentação complementar, saúde bucal e aspectos emocionais da gestação e puerpério. Além das nutricionistas, o curso contou com dentistas, assistentes sociais, enfermeira e psicólogos do MPF. De outubro a dezembro foi realizado a capacitação “Equilibra – Saúde e Corpo em Sintonia”, com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável.

Fiscalização do restaurante da PGR – Em 2020 foi realizada a primeira pesquisa de satisfação do novo restaurante da PGR. A pesquisa é uma exigência contratual e tem como objetivo avaliar a satisfação com o atendimento prestado pelos funcionários, com o ambiente e com o cardápio do almoço e da lanchonete. Além da avaliação periódica da empresa concessionária, por meio da pesquisa de satisfação e avaliações técnicas, o novo contrato de concessão implementou várias características que promovem a saúde dos membros e servidores do MPF e de todos os usuários do restaurante.

A pesquisa de satisfação relacionada aos serviços, refeições e alimentos disponibilizados pela empresa Concessionária UP Back (Termo de Contrato Nº 39/2019) foi realizada de forma virtual entre 16 e 20 de março de 2020. A pesquisa foi respondida por 169 usuários do restaurante da PGR, entre eles, membros (2%), servidores (92%), terceirizados (4%) e estagiários (2%), escolhidos aleatoriamente.

Enfermagem – A área da Enfermagem atuou ativamente na elaboração de protocolos específicos de atendimento de Saúde frente ao COVID. Elaborou pareceres técnicos para as mais diversas áreas e Secretarias da PGR e unidades do MPF a cerca das recomendações vigentes para controle e mitigação do contágio pelo Coronavírus. Realizou investigação epidemiológica  dos contactantes, casos suspeitos e confirmados Covid-19.  Promoveu a roda de conversa do Outubro Rosa. Esteve a frente da Campanha de Vacinação H1N1- presencial na PGR, gerenciou a aquisição de EPIs, material hospitalar e equipamentos em saúde para compor o parque tecnológico da SSI/PGR e adaptá-lo às necessidades impostas pela pandemia; elaborou matérias referentes ao novo Coronavírus  e a Campanhas Nacionais de Vacinação, bem como confeccionou Cartilha sobre correta utilização das máscaras de proteção em tecido que foram adquiridas e distribuídas pela SSIS. Os plantões de atendimento presencial de Enfermagem seguiram ininterruptos durante todo o ano, bem como as atividades presenciais inerentes à manutenção da assistência.


Odontologia – Em parceria com a equipe de nutrição, foi realizado o pré-natal odontológico. A equipe de odontologia, com apoio da enfermagem, elaborou o protocolo de atendimento odontológico em tempos de Covid-19, compartilhado com outras unidades do MPF e com outros ramos também. Além da manutenção dos atendimentos odontológicos de urgência e emergência desde abril.

Serviço Social - O acompanhamento em saúde realizado pelo Serviço Social no contexto da pandemia foi direcionado a pessoas internadas ou em licença para tratamento de saúde, oferecendo suporte, acolhimento e encaminhamento, quando necessário. Outra ação realizada pelo Serviço Social em parceria com a Comissão Permanente de Inclusão foi o webinar pelo canal do MPF no Youtube “Direitos da Pessoa com Deficiência à luz da Lei Complementar 142/2103 – A prática das Avaliações Médica e Social no âmbito do Ministério Público Federal”, além de uma roda de conversa com servidores com deficiência.

Também foi elaborado instrumento para Levantamento das Necessidades e Perfil das Pessoas com Deficiência no MPF, além de atendimento e acompanhamento remoto em Serviço Social a integrantes do MPF.

Psicologia – Na área da Psicologia, os serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento psicológico, bem como as perícias administrativas foram mantidos por meio do teleatendimento. A equipe empreendeu esforços nas ações de promoção da saúde mental e fez recomendações para a implementação da cobertura dos procedimentos de tratamento psicológico online, em parceria com o PlanAssiste/MPU. Foram divulgadas orientações sobre cuidados com a saúde mental e acolhimento psicológico online, com abrangência nacional, disponibilizado aos integrantes e colaboradores do MPF impactados pela pandemia; e sobre saúde mental das mulheres na Semana da Mulher e na campanha “Outubro Rosa”. Foram realizadas lives com a participação de psicólogos e psiquiatra, que contemplaram temáticas articuladas ao contexto da pandemia como ansiedade, depressão, e proteção à saúde mental transmitidas pelo canal do MPF no Youtube, no período que compreende o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, Dia Internacional da Saúde Mental e Semana do Servidor Público.

Medicina – a área foi pioneira na implantação do sistema de telemedicina, conseguindo um nível de excelência em atendimento à distância e levando a comunicação entre a equipe médica e os usuários através do novo Sistema de Saúde. As lives de Promoção de Saúde, organizadas em conjunto com outras áreas, foram também uma inovação, com audiências recordes e feedbacks positivos, o que estimula a continuidade. Além disso, os textos de medicina no Saúde em Rede e no Portal da Saúde foram criados com informação fidedigna para os usuários.

Outras ações – O acompanhamento em saúde realizado pelo Serviço Social no contexto da pandemia foi direcionado a pessoas internadas ou em licença para tratamento de saúde, oferecendo suporte, acolhimento e encaminhamento, quando necessário.

Outra ação foi o webinar pelo canal do MPF no Youtube “Direitos da Pessoa com Deficiência à luz da Lei Complementar 142/2103 – A prática das Avaliações Médica e Social no âmbito do Ministério Público Federal”, além de uma roda de conversa com servidores com deficiência.

Também elaborado instrumento para Levantamento das Necessidades e Perfil das Pessoas com Deficiência no MPF, além de atendimento e acompanhamento remoto em Serviço Social a integrantes do MPF, recomendações para promover a implementação da cobertura dos procedimentos de tratamento psicológico por teleatendimento, em parceria com o PlanAssiste.

Também foram realizadas lives transmitidas pelo canal do MPF no Youtube com psicólogas e psiquiatras, efetuadas no período que compreende o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, Dia Internacional da Saúde Mental e Semana do Servidor Público, além de divulgação de orientações sobre a saúde mental das mulheres na Semana da Mulher, com realização de webinar transmitido pelo canal do MPF no Youtube por ocasião da campanha “Outubro Rosa”:

Também houve divulgação de orientações sobre cuidados com a saúde mental e acolhimento psicológico por telepsicologia, com abrangência nacional, disponibilizado aos integrantes e colaboradores do MPF impactados pela pandemia.


Atividades presenciais - Desde a publicação das portarias nºs 62 e 76 em março de 2020 foram realizados plantões presenciais diários pela Assessoria de Enfermagem e Assessoria de Medicina na PGR de 11h às 17h. Atividades funcionais da Central de Material e Esterilização, aplicação de protocolos organizacionais de Biossegurança, gerenciamento de estoques de material médico-hospitalar, proteção individual e medicamentos foram atividades mantidas para prover situação adequada de prestação da assistência em saúde de qualidade.

Foram mantidas atividades de pronto atendimento, auxílio em consultas ginecológicas, auxílio em consultas de oftalmologia, manutenção das atividades funcionais da Central de Material e Esterilização, organizações dos ambientes, consultórios, manutenção dos estoques de material médico-hospitalar e medicamentos, tudo em conjunto para se manter uma situação adequada de prestação da assistência em enfermagem de qualidade e eficaz, corroborando com a segurança do paciente. A área também realizou até o momento dez investigações/acompanhamento epidemiológico de casos índice e dos contactantes por telefone e via e-mail (covid-19).

Neste ano atípico, as ações de treinamento em saúde da área de enfermagem foram norteadas no estudo de publicações para apoio quanto à aplicação dos protocolos de controle e mitigação do contágio pelo novo coronavírus.

Eventos virtuais de promoção da saúde em 2020:

Melhor versão da Saúde em tempos de Covid-19

Roda de conversa com a Endocrinologista – Doenças da Tireoide

Meditação – princípios e dificuldades

Roda de conversa com a Psiquiatra: aspectos psiquiátricos em tempos de Covid19

Roda de conversa sobre Introdução Alimentar

Roda de conversa com a Nutróloga e Nutricionista

Roda de conversa com a Ginecologia

Roda de conversa Enfermagem: Outubro Rosa

Live – testagem, afastamentos e convívio próximo quanto ao Covid-19

Conversa com a pneumologista: alterações pulmonares relacionadas ao Covid19

Ansiedade no contexto da pandemia de covid-19

Depressão – Como superar?

Proteção à saúde mental no controle do covid-19

Direitos da pessoa com deficiência à luz da Lei Complementar – A prática das avaliações médica e social no âmbito do MPF

Roda de conversa com servidores com deficiência


#PraTodosVerem: ilustração com elementos geométricos (círculos e triângulo) em azul e o texto "Retrospectiva 2020 - SSI-Saúde"

registrado em: SSI-Saúde, Covid-19
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