Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Retrospectiva 2021 da Saúde no MPF

Retrospectiva 2021 da Saúde no MPF

Ampliação dos serviços de saúde e atualizações de protocolos de controle do coronavírus foram destaques da SSI-Saúde

Publicada em 08/03/2022

Durante todo o ano de 2021, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) implementou ações e ferramentas que ampliaram o acesso aos serviços de saúde disponíveis no MPF. Entre os projetos, ganham destaque o atendimento via telemedicina; o teleatendimento das áreas de nutrição, psicologia e serviço social, a teleorientação em odontologia com busca ativa de pacientes e o pronto atendimento a distância para que pessoas com Covid-19 não necessitem ir presencialmente às instalações do MPF.

Pesquisa Covid-19 no MPF

O estudo “Pesquisa Covid-19 no MPF” foi realizado com o objetivo de mapear o perfil epidemiológico dos casos de Covid-19 no MPF, bem como obter informações a respeito da vacinação. Os resultados auxiliarão a tomada de decisões, aprimorando as ações de promoção da saúde para o público interno e, de forma indireta, para a população em geral.

A pesquisa abrangeu dados sobre o perfil dos participantes (gênero, idade e unidade de lotação), os casos positivos da doença, a gravidade do quadro, as sequelas, os métodos de diagnóstico, além de dados sobre a vacinação.

A coleta de dados foi feita em âmbito nacional, entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro de 2021, e contou com a divulgação da Secretaria de Comunicação Social. Os resultados já foram analisados pela SSI-Saúde e serão divulgados amplamente no primeiro semestre de 2022.

Prevenção e controle da Covid-19

Sob a liderança de sua equipe de enfermagem, a SSI-Saúde fez a atualização contínua de normas de medidas de controle e mitigação do contágio pelo coronavírus. Também emitiu pareceres para auxiliar as demais unidades do MPF na implantação e atualização dos protocolos referentes à Covid-19 e ações de biossegurança.

Eventos de Promoção de Saúde

Outros projetos que renderam muitos frutos foram as ações de divulgação em saúde e as rodas de conversa. No total, 20 eventos debateram tópicos como diabetes gestacional, amamentação, nódulos da tireoide e vista cansada. O Portal da Saúde <https://saude.mpu.mp.br/> também divulgou vídeos com orientações, palestra, cartilhas e notícias por meio do Programa Saúde em Rede. Os conteúdos contemplam tópicos em áreas como medicina, nutrição, controle do estresse e saúde bucal para promover a qualidade de vida de membros, servidores e colaboradores.

Ampliação do Portal da Saúde

O Portal da Saúde disponibiliza serviços de assistências e conteúdos sobre saúde a membros e servidores de todo o país. O portal também atua como ferramenta de agregação entre as unidades e, por isso, passa por processo que busca ampliar o acesso à página eletrônica para unificar o conteúdo com os serviços produzidos pelos ramos. O projeto de integração irá identificar o material disponível em cada unidade do MPF; elaborar um projeto piloto de promoção de saúde com cada unidade participante, em conjunto com a equipe do Portal da Saúde.

O objetivo é desenvolver melhor fluxo de trabalho e estabelecer uma rotina para divulgação de conteúdos, realização de eventos de promoção de saúde e disponibilização de serviços virtuais com as unidades.

 

Fonte: Secom MPF

registrado em: SSI-Saúde
Portal da Saúde