Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Saúde mental na infância e adolescência

Saúde mental na infância e adolescência

SSI-Saúde promove evento sobre transtornos mentais e comportamentais na infância e na adolescência

Publicada em 20/09/2023

Proteger a saúde mental das crianças e dos adolescentes é dever de toda sociedade, e é uma das principais funções dos familiares, cuidadores, educadores e profissionais de saúde. As situações vivenciadas nessas fases da vida, os padrões de relacionamento familiar e as experiências escolares também trarão impactos na saúde mental na fase adulta.

Conciliar as funções parentais e o trabalho pode ser desafiador quando os filhos apresentam condições de saúde com repercussões no desenvolvimento neuropsicomotor e condições que caracterizam transtornos mentais e comportamentais. Nesse sentido, o evento realizado pela SSI-Saúde objetiva disponibilizar informações baseadas em evidências científicas sobre a prevenção e o tratamento especializado dos transtornos mentais e comportamentais que podem iniciar na infância e na adolescência.

O evento ocorrerá no dia 28 de setembro de 2023, às 14h. As inscrições devem ser realizadas no sistema Hórus até o dia do evento. O evento será transmitido pelo Zoom no link https://mpf-mp-br.zoom.us/j/84832340478. Os participantes contarão com Adicional de Qualificação.

Temas que serão tratados no evento: 

  • aspectos relevantes para preservar a saúde mental das nossas crianças e adolescentes - fatores genéticos, práticas de cuidado e educação na família, vida escolar e vida social;

  • transtornos mentais e comportamentais com início na infância ou na adolescência - prevenção e tratamento especializado; 

  • Relação entre saúde mental na infância, na adolescência e na vida adulta; 

  • Possibilidades de prevenção do suicídio na adolescência: sinais de alerta e fatores de proteção.

A adolescência também é uma fase de aumento do risco de comportamentos autolesivos. Na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte identificada em levantamentos epidemiológicos. Portanto, a saúde mental nessa fase da vida é um assunto que deve ser abordado, bem como as possibilidades de prevenção do suicídio, considerando os sinais de alerta e fatores de proteção. 

Palestrante: Thiago Blanco é médico psiquiatra da infância e adolescência, mestre e doutor em psiquiatria e psicologia médica pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp e professor do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria/Psiquiatria Infantil. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes.

Evento: Data: 28/9/2023

Horário: às 14h

Setembro Amarelo - Saúde mental na infância e adolescência

Link do Zoom: https://mpf-mp-br.zoom.us/j/84832340478

Sobre a campanha — A campanha Setembro Amarelo foi iniciada no Brasil em 2014, após o estabelecimento pela Organização Mundial da Saúde da priorização da prevenção do suicídio como ação de saúde pública, e do dia 10 de setembro como Dia Mundial da Prevenação do Suicídio. Parte da valorização da vida e objetiva informar sobre o tratamento dos transtornos mentais e comportamentais. Para saber mais: https://www.setembroamarelo.com/

Onde procurar ajuda, acolhimento e orientação?

CVV — O centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, de forma voluntária, gratuita e sigilosa. O atendimento é feito por telefone, e-mail, chat 24 horas ou presencialmente (nos postos de atendimento), diariamente. Desde 2018, o CVV está presente em todo o Brasil pela linha 188.

Canais de ajuda para o público interno no MPF — A SSI-Saúde oferece acolhimento, orientações em saúde mental e consultas presenciais e por teleatendimento. O atendimento é protegido por sigilo profissional e pode ser solicitado pelo e-mail pgr-psicologia@mpf.mp.br.

registrado em: Controle do Estresse
Portal da Saúde