Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Serviços de Saúde / PGR

Serviços de Saúde / PGR

Conheça os serviços oferecidos a membros e servidores na PGR, de forma presencial e à distância

Publicada em 01/02/2023

A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) oferece serviços de saúde preventiva e assistencial a membros e servidores do MPF, ativos e inativos, e seus dependentes.

O setor conta atualmente com 16 profissionais da área médica, distribuídos em várias especialidades com a missão de atender a diversas demandas, como a realização de perícias médicas administrativas e de Juntas Médicas Oficiais (JMO). Também respondem a pareceres do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e promovem campanhas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças.

Na SSI-Saúde/PGR é possível realizar consultas médicas eletivas e utilizar o serviço de pronto-atendimento (PA) voltado para pacientes com problemas de saúde agudos, que demandam uma intervenção imediata. As duas modalidades — consultas eletivas e pronto-atendimento —, são oferecidas nas formas presencial e remota, essa última também chamada de telemedicina.

No atendimento remoto, os profissionais realizam o atendimento virtual de seu consultório na SSI-Saúde para pacientes que não possam estar presencialmente na PGR. É orientado para o retorno de consultas presenciais – como a apresentação de exames ao médico ou o relato da eficácia de um tratamento já prescrito – ou ainda para orientações em saúde que não exijam exame físico. Em todos os atendimentos remotos, o médico pode orientar o paciente a comparecer perante o médico para exames mais detalhados.

Já o pronto-atendimento presencial é voltado, preferencialmente, para pessoas que apresentem sintomas agudos durante sua permanência nas dependências do MPF. Nos casos em que esteja em casa ou fora do expediente de trabalho, o paciente deve-se dirigir ao serviço de pronto-socorro hospitalar mais próximo de sua residência.

Marcação de consultas

A marcação de consultas é feita pelo Sistema de Saúde, onde é possível visualizar os horários livres nos próximos 5 dias úteis, ou através do ramal 6645.

Os médicos possuem, por dia, oito horários de meia-hora disponíveis para consultas de rotina, pronto-atendimentos, perícias e Juntas Médicas, divididos entre os atendimentos presencial e remoto.

O Serviço Médico funciona das 9h às 18h. As vagas são distribuídas de acordo com as necessidades dos pacientes: durante o horário em que há mais solicitações de pronto-atendimento, há mais médicos escalados. Além disso, a escala é modificada periodicamente de acordo com a demanda.

Como agendar consultas

A marcação de consultas médicas, remotas ou presenciais, é feita pelo Sistema de Saúde, módulo “Usuário”. Para fazer o agendamento, selecione a unidade de saúde: PGR, PR-DF ou PRR1. Escolha o Serviço (tipo de assistência médica e tipo de atendimento, presencial ou telemedicina). Depois escolha o profissional, a data e o horário.

Caso não possa comparecer no dia da consulta, desmarque seu agendamento para que a vaga fique disponível para outro paciente. Para desmarcar uma consulta, basta clicar em “Cancelar atendimento” no menu “Atendimentos agendados”, localizado na parte inferior da página de Agendamento On-line.

Em caso de dúvidas sobre o serviço ou necessidade de auxílio na marcação de consultas, entre em contato com a recepção da SSI-Saúde pelos telefones 3105.6661, 6645 e 6668.

Especialidades médicas

A SSI-Saúde é composta pelas Seções de Análises Clínicas, de Assistência e Enfermagem, de Métodos Diagnósticos Não Invasivos, de Serviços de Secretaria e de Técnicos de Saúde; e pelas Divisões de Saúde Psicossocial, de Assistência Médica e Perícias, e de Assistência Odontológica e Perícias.

Possui equipes nas áreas de laboratório, medicina, psicologia, odontologia, serviço social, enfermagem e laboratório. Além disso dispõe de equipes no Apoio Administrativo e na Recepção.

Junta Médica

A Junta Médica Oficial do MPF (JMO) é composta por médicos lotados na SSI-Saúde que analisam, recepcionam e homologam atestados médicos de membros e servidores.

Além disso, emitem pareceres a respeito de processos de aposentadoria por invalidez, isenção de desconto de imposto de renda, pensão civil, remoção por motivo de doença, e redução de carga horária por motivo de doença, revisão de aposentadoria e outras avaliações médico-periciais, quando solicitadas pela administração.

Compete também à JMO avaliar pedidos de afastamento de membros e servidores para tratamento da própria saúde ou de pessoas da família. Para dar entrada em atestados médicos ou odontológicos, servidores e membros devem cadastrar o documento (atestado) na página própria no sítio da PGR (colocar endereço) conforme instruções disponíveis na página.
Para utilizar o serviço, envie e-mail para 
pgr-juntamedica@mpf.mp.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para contato com o serviço de Junta Médica e Perícias, envie e-mail para 
pgr juntamedica@mpf.mp.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Acesse todos os serviços em https://saude.mpu.mp.br/servicos.

registrado em: SSI-Saúde
Portal da Saúde