Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Setembro Amarelo 2021

Setembro Amarelo 2021

Setembro Amarelo 2021

Participe da palestra "Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio"

Publicada em 09/09/2021

Estão abertas as inscrições para a palestra “Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”, que será realizada no dia 17 de setembro, das 14h às 16h, pelo psicólogo especialista em suiciodologia e tanatologia Carlos Henrique de Aragão Neto. O evento será transmitido pelo Zoom. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Hórus até as 23h50 do dia 16 de setembro e autorizadas pela chefia imediata até o dia do evento. Vale adicional de qualificação.

O evento está incluído na programação do Setembro Amarelo e faz parte do Plano de Ação da Política de Atenção à Saúde Mental do MPF. A Política foi elaborada em consonância com as proposições de atenção à saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi instituída por meio da Portaria MPF Nº 867/2017 e integra as ações do Programa Saúde em Rede da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde).

Palestrante – O psicólogo Carlos Henrique de Aragão Neto tem atuação especializada em suicidologia e tanatologia, desenvolve ações de prevenção do suicídio no Centro de Valorização da Vida (CVV) e em órgãos públicos. É mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o tema “Aspectos Socioantropológicos da Tentativa de Suicídio em Teresina - PI”; doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) com o tema “Autolesão Sem Intenção Suicida e sua Relação com Ideação Suicida”.

Conteúdo programático

- Aspectos gerais sobre o fenômeno do suicídio

- Fatores de risco e de proteção para a prevenção do suicídio

- O processo do comportamento suicida

- Abordagem com pessoas em sofrimento grave e risco de suicídio: o que fazer e o que não fazer

registrado em: Controle do Estresse
Portal da Saúde