Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Setembro Amarelo 2023

Setembro Amarelo 2023

MPF promove campanha com ações para cuidar da saúde mental em todas as fases da vida

Publicada em 05/09/2023

Setembro Amarelo

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, de 1º a 29 de setembro, o Ministério Público Federal (MPF) promoverá, internamente, ações voltadas ao debate e à disseminação de informações sobre os cuidados com a saúde mental em diferentes faixas etárias, abordando condições de saúde como o burnout e a dor crônica. A programação propõe abordagem mais integral, sistemática e contínua sobre a relação entre trabalho, saúde, autocuidado, valorização da vida e prevenção do suicídio.

O conjunto de iniciativas foi pensado pelas Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde), Procuradoria Regional da República da 1ª Região e Procuradoria Regional da República da 5ª Região, com apoio da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DVQT).

A abordagem da promoção da saúde mental e da prevenção do suicídio, considerando fatores de risco e proteção, tem sido realizada no mês de setembro no MPF desde 2016, por iniciativa da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde), e passou a ter parcerias com as demais unidades para ampliar o alcance e a participação do público interno.

Com essas iniciativas, para além do alcance dos objetivos propostos pela campanha, pretende-se também realizar o enfrentamento que visa a eliminação dos preconceitos associados aos transtornos mentais e comportamentais. O preconceito e o desconhecimento ainda são grandes entraves no acesso aos tratamentos especializados de saúde mental.

Programação:

18/9: Palestra "Burnout: A síndrome do esgotamento físico e mental"

Palestrante: Euda Kaliani Gomes Teixeira Rocha — professora Associada do Departamento de Psicologia da UFPE; pós-doutorado em Sociologia no CNRS/CRESPPA/GTM pela Universidade de Paris 8 (2020); doutora em Sociologia (2010); mestra em Serviço Social (2005); graduada em Psicologia (2002); e bacharela em Psicologia do Trabalho pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Pesquisadora de Frestas, núcleo de estudos em Psicologias, no Departamento de Psicologia da UFPE. Integrante do Grupo de Estudos em Teoria Social e Subjetividades (Getts), na pós-graduação de Sociologia da UFPE. Integrante, na Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), do Grupo "Modos de Vida e Trabalho". Suas pesquisas se concentram na relação trabalho-saúde-subjetividade.

Horário: 15 horas

Transmissão: Zoom

19/9: Palestra “Fibromialgia, síndrome dolorosa miofascial e a abordagem clínica do osteopata”

Palestrante: Carlos Rafael Bezerra — bacharel em Fisioterapia pelo Uniceub (2010); formado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid (EOM) (2015).

Horário: 15 horas

Transmissão: YouTube

28/9: Palestra "Saúde Mental na Infância e Adolescência"

Palestrante: Thiago Blanco Vieira — médico psiquiatra da infância e adolescência; mestre e doutor em Psiquiatria e Psicologia médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); professor do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria/Psiquiatria infantil. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes. Área de atuação em pesquisa: transtorno obsessivo compulsivo, neuroimagem, epidemiologia genética.

Horário: 14 horas

Transmissão: Zoom

Inscrições  As inscrições para as palestras serão feitas pelo sistema Hórus a partir de hoje até o dia do evento selecionado. Os eventos, transmitidos pela plataforma Zoom, contarão com Adicional de Qualificação para os participantes.

Sobre a campanha  A campanha Setembro Amarelo foi iniciada no Brasil em 2014, após o estabelecimento pela Organização Mundial da Saúde da priorização da prevenção do suicídio como ação de saúde pública, e do dia 10 de setembro como Dia Mundial da Prevenação do Suicídio. Parte da valorização da vida e objetiva informar sobre o tratamento dos transtornos mentais e comportamentais. Para saber mais: https://www.setembroamarelo.com/

Onde procurar ajuda, acolhimento e orientação?

CVV — O centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, de forma voluntária, gratuita e sigilosa. O atendimento é feito por telefone, e-mail, chat 24 horas ou presencialmente (nos postos de atendimento), diariamente. Desde 2018, o CVV está presente em todo o Brasil pela linha 188.

Canais de ajuda para o público interno no MPF  A SSI-Saúde oferece acolhimento, orientações em saúde mental e consultas presenciais e por teleatendimento. O atendimento é protegido por sigilo profissional e pode ser solicitado pelo e-mail pgr-psicologia@mpf.mp.br

TV MPF  Na TV MPF, existem diversas palestras sobre o tema, que podem ser acessadas clicando neste link . Além disso, é possível acessar conteúdos com práticas de meditação, que podem fornecer técnicas complementares aos tratamentos em saúde mental. Acesse Saúde em Rede.

registrado em: Controle do Estresse
Portal da Saúde