Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Saúde e qualidade do Sono dos integrantes do MPF

Saúde e qualidade do Sono dos integrantes do MPF

Serviço de Saúde da PR/PE e a SSI-Saúde divulgam o resultado da Campanha Bom Sono

Publicada em 07/04/2022

Procurando conhecer melhor o perfil de saúde e qualidade de vida de membros e servidores do MPF, o Serviço de Saúde da PR-PE, em parceria com a SSI-Saúde/PGR, realizou, durante os meses de novembro e dezembro de 2021, a Campanha Bom Sono. A campanha faz parte das atividades de integração das unidades de saúde do MPF.

Na primeira etapa da campanha, os integrantes responderam um formulário sobre a qualidade do sono. Após a análise dos dados, o Serviço de Saúde da PR-PE identificou, além de necessidades individuais e coletivas, os aspectos que necessitam de maior orientação, assistência médica e odontológica. O conhecimento produzido visa subsidiar ações de promoção e assistência em saúde no ano de 2022.

Confira os principais resultados da Campanha Bom Sono

Em todo o MPF participaram da campanha 521 pessoas. Dessas, 55% se identificaram como sendo do sexo feminino; e 45%, do masculino. A maior parte dos participantes tinham idade entre 40 e 59 anos (63% dos pesquisados), seguida de pessoas com idade entre 18 e 39 anos (32%) e das com mais de 60 anos de idade (5%).

Foi identificado que a dificuldade para dormir afeta mais da metade (52,4%) dos participantes da campanha. Alguns dados refletem possíveis distúrbios do sono, como os apresentados na figura abaixo.

Os principais resultados também demonstraram que mais de 58% dos participantes afirmaram sentir sonolência ou ter “ataques” de sono durante o dia. Adicionalmente, 50% afirmaram ter dificuldade de concentração.

A saúde mental ganhou destaque entre os resultados, pois foi detectado que 70% dos pesquisados já sofreram de depressão, ansiedade ou patologias similares.

Em relação à saúde bucal, 15% dos participantes da campanha relataram acordar com dores nos maxilares e 11% afirmaram ter dificuldade para dormir por conta de dores na ATM (articulação temporomandibular). Apesar de a minoria apresentar sintomas de distúrbios odontológicos, 85% não sabem, de fato, se possuem bruxismo (apertamento dentário enquanto dorme) ou briquismo (apertamento dentário acordado), o que aponta para a necessidade de diagnóstico, orientações e possível tratamento.

Próximas etapas da campanha

I. Assistência médica e odontológica

Com a integração dos serviços de saúde da PR-PE e da SSIS/PGR, os integrantes destas unidades já poderão agendar a marcação de consultas médicas e odontológicas com vagas exclusivas para investigação e tratamento de distúrbios do sono. Veja abaixo.

II. Orientações e promoção da qualidade do sono

Durante o ano de 2022, serão realizados eventos dedicados a todos integrantes do MPF que necessitam de orientações e conhecimentos sobre as melhores práticas para ter um sono de qualidade.

Na PR-PE

No Serviço de Saúde da PR-PE, a agenda para marcação de consultas médicas e odontológicas, com vagas exclusivas para investigação e tratamento de distúrbios do sono, está aberta.

Para agendamento de consultas médicas, envie um pedido de consulta para PRPE-MEDICO-L@mpf.mp.br, entre em contato através do Zoom ou do telefone (81) 21257337.

Para agendamentos de consultas odontológicas, entre em contato através do telefone (81) 21257347.

Na PGR

No Serviço de Saúde da PGR as consultas médicas, com vagas exclusivas para investigação e tratamento de distúrbios do sono, poderão ser agendadas a partir de maio por meio do Portal da Saúde (https://saude.mpu.mp.br/servicos/sistema-de-saude) ou por telefone - (61) 3105-6661 / 6645 (das 8h às 18h45).

As consultas odontológicas também podem ser agendadas a partir de maio, por meio do Portal da Saúde (https://saude.mpu.mp.br/servicos/sistema-de-saude) ou por telefone - (61) 3105-6639 / 6641 (das 8h às 19h).

Mais informações em https://saude.mpu.mp.br/noticias/qualidade-do-sono-e-a-nossa-saude.

registrado em: SSI-Saúde, Medicina
Portal da Saúde