Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Se alguma dor lhe incomoda, leia!

Se alguma dor lhe incomoda, leia!

SSI-Saúde e PRR1-NUASBE divulgam orientações sobre as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento da dor crônica

Publicada em 27/04/2023

Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde/PGR) e o Núcleo de Assistência à Saúde e Bem-estar da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1-NUASBE) divulgam orientações sobre as causas, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento da dor crônica.

Confira as orientações completas aqui!

A pouca informação sobre o tema contribui para o receio do uso de alguns medicamentos e métodos, levando em alguns casos a um subtratamento da dor e, em outros, ao seu uso excessivo e inadequado, podendo perpetuar e intensificar os quadros dolorosos.

Os problemas de saúde relacionado à dor iniciam quando esta é insuportável, incapacitante e, principalmente, nos casos em que a dor passa a ser crônica. Nesses casos, o que deveria ser um mecanismo de defesa passa a ser o centro da perturbação, o principal sintoma a importunar o indivíduo. Especialmente quando crônica, ou recorrente, a presença da dor implica em uma série de fatores que transcendem o binômio lesão/sensação. Por isso, não raramente, a dor sentida é desproporcional à lesão a ela associada.

Entender a complexidade dos determinantes da sensação da dor crônica ou recorrente é fundamental para o seu enfrentamento que, idealmente, deve ser multifatorial e multiprofissional.

Confira também as orientações da Dra. Anna Beatriz Assad Maia em:

https://www.youtube.com/live/XNg_p9KcM-Q?feature=share

Mais em informações em https://saude.mpu.mp.br/noticias/dor-cronica

registrado em: SSI-Saúde, Medicina
Portal da Saúde