Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Retrospectiva da Saúde no MPF 2022

Retrospectiva da Saúde no MPF 2022

No último ano, Secretaria privilegiou aspectos relacionados à saúde mental como forma de manutenção e prevenção de doenças

Publicada em 20/01/2023

Durante todo o ano de 2022, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SSI-Saúde) implementou ações e ferramentas que ampliaram o acesso aos serviços de saúde disponíveis no MPF.

Entre os projetos, ganham destaque a integração nacional da promoção de saúde, as ações de assistência e promoção de saúde mental; além da prevenção e assistência aos casos de Covid-19, como o estudo “Pesquisa Covid-19 no MPF”, que obteve informações a respeito da vacinação e realizou o  mapeamento do perfil epidemiológico de casos de Covid-19 no MPF.

- Confira outras ações da SSI-Saúde em 2022:

Prevenção e controle da Covid-19 e Monkey Pox

Sob a liderança da equipe de enfermagem, a SSI-Saúde atualizou de forma contínua as normas de medidas de controle e mitigação do contágio pelo Coronavírus, além de elaborar o Protocolo Interno de Ação em Saúde para os casos suspeitos de Monkey Pox (MPX), vírus causador da zoonose “varíola dos macacos”.  Também emitiu pareceres para auxiliar as unidades do MPF na implantação e atualização dos protocolos de Covid-19 e ações de biossegurança.

Adicionalmente, foram adquiridos medicamentos, material hospitalar e equipamentos para compor o parque tecnológico da SSI-Saúde na PGR, adaptá-lo a necessidades impostas pela pandemia e atender a novas demandas de atendimento  como a criação do leito de atendimento avançado para atendimento de emergências, em conformidade com protocolos nacionais de segurança do paciente e pela American Heart Association (AHA).

Integração e alinhamento estratégico das ações de Promoção de Saúde em todo o MPF

O projeto de Integração do Portal da Saúde definiu os temas prioritários e o fluxo de trabalho entre unidades para divulgação de conteúdos, realização de eventos e disponibilização de serviços virtuais. Como fruto deste alinhamento, em 2022 foram realizadas três ações de promoção de saúde de forma integrada entre a SSI-Saúde e as unidades: a Pesquisa e Semana do Sono (PR.PE e SSIS); o Outubro Rosa, com a doação de lenços (PRR1, PRR2, PRR3, PRR4, PR.RJ, PR.PI e PGR) e o Setembro Amarelo (PRR2, PR.PE e PGR).

A equipe de Serviço Social da SSIS também promoveu nove encontros com gestores do MPF com o objetivo de oferecer subsídios para que as chefias possam agir de forma preventiva ao abordar questões relacionadas à saúde e trabalho, bem como fornecer elementos que auxiliem no processo de desconstrução de preconceitos e estigmas relacionados à saúde.

Saúde Mental

Em 2022, a SSI-Saúde privilegiou aspectos relacionados à saúde mental como forma de manutenção e prevenção de doenças. Temas como vícios e manias na pandemia, manejo da ansiedade e depressão, prevenção ao suicídio e valorização da vida, foram abordados em eventos e palestras. A saúde do sono – um aspecto que afeta a saúde física e mental – também recebeu atenção com uma pesquisa e a realização da “Semana do sono”. 

Outros projetos que renderam muitos frutos foram as ações ligadas à saúde da mulher: “Agosto Dourado”, “Outubro Rosa”, “Programa 9 Luas” e o Programa Saúde em Equilíbrio. No total, mais 30 eventos debateram tópicos como diabetes, amamentação, “olho seco”, sexualidade, câncer de mama e vacinação contra a gripe.

Portal da Saúde também divulgou vídeos com orientações, palestras, cartilhas e notícias por meio do Programa Saúde em Rede. Os conteúdos contemplam tópicos em áreas como medicina, nutrição, controle do estresse e saúde bucal.

Análise de dados para a produção de conhecimento na SSI-Saúde

No último ano a SSI-Saúde iniciou os procedimentos necessários para o tratamento ágil, correto e preciso dos dados de saúde da instituição. A ação auxiliará na medição do indicador estratégico no atingimento dos objetivos institucionais. Para isto, a Secretaria tem estimulado a cultura data driven (orientada à dados), uma vez que a análise de dados torna a administração mais eficiente e colabora com a qualificação de todo o MPF.

Neste contexto, foi realizado o relatório  “Levantamento do Perfil e Necessidades das Pessoas com Deficiência no MPF, CNMP e ESMPU” com a análise  e divulgação dos dados para identificação das demandas em cada setor.

Também foi promovida a apresentação do relatório pelo Zoom, uma roda de conversa virtual para integrantes do MPF que possuem familiares com deficiência e uma palestra com o especialista em acessibilidade digital e design inclusivo, Marcelo Sales, intitulada "Tudo o que você já faz no dia a dia é acessibilidade, você apenas não ligou os pontos ainda".

 

Fonte: Secom MPF

registrado em: SSI-Saúde
Portal da Saúde