Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fome emocional

Fome emocional

Fome emocional

Publicada em 30/07/2019

Fome emocionalO programa Saúde em Rede aborda a questão da fome emocional no artigo desta semana. Confira:

“Fome Emocional”???
Entenda como a Saúde Emocional pode influenciar a sua Alimentação

Por Caio Bernardo – Nutricionista pela Universidade de Brasília. Servidor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Você já percebeu que às vezes nem estamos com tanta fome, mas sentimos vontade de comer aquela sobremesa especial? Já aconteceu de você estar ansioso com algum evento ou compromisso importante e acabar exagerando em suas refeições?

Aprenda a diferenciar a “fome emocional” da “fome fisiológica” e saiba como sua saúde emocional pode influenciar a quantidade de alimentos consumidos e a qualidade de suas refeições.

Muitos fatores influenciam a escolha diária de alimentos. Nossos hábitos, nossa cultura e também os aspectos psicológicos interferem na forma como decidimos que alimentos vamos consumir. O nosso estado emocional também influencia a nossa escolha de alimentos!

As emoções são respostas do nosso corpo a estímulos externos, é a relação que temos com os acontecimentos da nossa vida: a tristeza após receber uma má notícia, a felicidade após ser aprovado em algo importante...

Aprender a gerenciar nossas emoções pode ser essencial para que consigamos ter uma alimentação adequada e saudável! Por isso, quando estamos com fome ou com vontade de consumir algum alimento, é importante diferenciar a “fome emocional” da “fome fisiológica”.

A “fome fisiológica” - também chamada de fome física - surge gradualmente, no intervalo entre as refeições e estimula a busca por alimentos. Ela causa sensações positivas após as refeições: prazer e bem-estar, pois você sente-se saciado. E, após saciado, não sente mais a necessidade de comer.

Já a “fome emocional” surge em forma de desejos ou emoções, estimulando a busca por alimentos específicos, ou seja, por alimentos que possa satisfazer tais desejos. Pode surgir repentinamente e, algumas vezes, pode ser insaciável!

Quando a fome emocional é insaciável, pode levar a um episódio de compulsão alimentar, um ato impulsivo que leva a um sentimento de culpa.

Como combater tais impulsos?

  • Pense se a fome que você está sentindo é emocional ou se você realmente precisa comer;
  • Pergunte a si mesmo se existe algum fator - ansiedade, preocupações, etc - que está levando você a sentir vontade de comer;
  • Procure apoio psicológico para compreender suas emoções;
  • Ter momentos de relaxamento, como a prática de meditação, também ajuda!

Lembre-se que uma alimentação saudável também abrange o consumo de alimentos que lhe causam prazer. Então, tudo bem comer um docinho de vez em quando! Mas, caso esse consumo seja diário, ou você esteja, na verdade, utilizando o alimento como recompensa emocional, procure orientações dos profissionais da saúde!

Lembre-se também que um estilo de vida saudável, com alimentação adequada associada aos exercícios físicos contribui para o equilíbrio emocional. Estudos mostram que os exercícios, entre outros benefícios, produzem um conjunto de hormônios que colaboram com a sensação de bem-estar.

Faça com que sua saúde seja uma prioridade: reserve um tempo para cuidar de você. O seu corpo é o seu templo, é com ele que você trabalha, estuda, passa tempo com sua família! Veja mais informações e dicas no Saúde em Rede!

registrado em: Nutrição
Portal da Saúde