Materninho

Você está aqui: Página Inicial / Materninho / Testes / Teste do Olhinho

Teste do Olhinho

Fundamental para todo bebê

O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) deve ser realizado em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade.

Esse exame pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

Para o alívio das mães, o teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (dura entre dois e três minutos, apenas). É feito assim:

  • Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, semelhante a uma "lanterninha", onde se observa o reflexo que vem das pupilas.
  • Quando a retina é atingida pela luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada.
  • A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

O teste pode ser realizado por um pediatra, mas, se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado ao oftalmologista para a realização de exames mais específicos.

Prematuros

Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, para que se afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.

Não deixe para depois

Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidas ou tratadas se detectadas precocemente, antes de se agravarem. Por isso o teste do olhinho é tão importante.

Nove Luas

nove-luas.jpg

Receitas do Materninho

receitas-do-materninho.jpg

Guia Alimentar do Bebê

guia-da-alimentação-do-complementar.jpg

Amamentação no Trabalho

Como Alimentar seu Bebê

Portal da Saúde