Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A Amamentação e o Sorriso Saudável do Bebê

A Amamentação e o Sorriso Saudável do Bebê

Entenda a importância da amamentação para o desenvolvimento da arcada dentária

Publicada em 11/08/2023

Você sabia que a amamentação, além de ser um momento especial, é fundamental para o desenvolvimento saudável do  bebê, inclusive para a formação correta do sorriso e dos dentes? Durante esse momento de conexão entre mãe e filho, acontecem coisas incríveis na boca do bebê!

Desenvolvimento da Arcada Dentária:

Enquanto o  bebê mama no  seio, os movimentos de sucção estimulam e fortalecem os músculos da boca, língua e mandíbula, uma vez que a sucção no seio requer um esforço maior do  bebê em comparação com o uso de mamadeiras.

Esses movimentos ajudam a criar espaço adequado no céu da boca (palato) para acomodar os dentes que vão nascer mais tarde. Um palato bem formado é importante para evitar problemas como dentes tortos ou mal posicionados no futuro.

Melhora do Posicionamento dos Dentes:

A forma como o bebê mama no seio materno é muito especial. Quando o bebê abre bem a boca para abraçar a aréola junto com o mamilo, isso ajuda no crescimento adequado dos maxilares (mandíbula e maxila), o que é fundamental para  o  correto posicionamento dos dentes. O bebê também exercita a língua durante a amamentação, o que também contribui para o posicionamento adequado dos dentes.

Estudos têm demonstrado que crianças amamentadas  têm menos chances de desenvolver problemas de mordida, como  mordida cruzada e o apinhamento - dentes muito juntos ou uns sobre os outros, quando comparadas a bebês alimentados exclusivamente com mamadeira.

Estimulação do Fluxo Salivar:

A ação do bebê mamar no seio materno estimula o fluxo salivar. A saliva  contém substâncias protetoras que ajudam a manter a gengiva saudável.

A saliva também  é muito importante para  limpar a boca, neutralizando os resíduos produzidos pelos alimentos e auxiliando a remineralizar os dentes.

O aumento do fluxo salivar durante a amamentação contribui para manter um ambiente mais equilibrado na cavidade oral, evitando a   formação de cáries.

Estímulo para o sistema imunológico:

O leite materno é rico em substâncias que fortalecem o sistema imunológico da criança.

Um sistema imunológico forte também se reflete na saúde bucal, ajudando a prevenir infecções e inflamações na cavidade oral.

Redução do risco de otite:

Você sabia que a  amamentação no seio está associada a um menor risco de otites?

Otites de repetição  podem também afetar a saúde bucal do bebê.

Amamentação Noturna e Proteção do Sorriso:

A amamentação noturna também é muito importante para a saúde bucal do seu bebê.

Durante o sono, a produção de saliva diminui, o que pode criar um ambiente favorável para o crescimento das bactérias causadoras de cáries.

No entanto, a amamentação noturna com leite materno, ao estimular a produção de saliva, evita que sejam criadas as condições propícias para a formação de cáries .

O leite materno é naturalmente mais adequado para a saúde bucal do que mamadeiras preparadas com líquidos que contêm açúcar em sua composição.

Ao evitar o contato com líquidos açucarados, estimular o fluxo salivar e fornecer propriedades antimicrobianas, a amamentação contribui para um sorriso saudável e um desenvolvimento bucal favorável ao longo da infância.

Dicas para um Sorriso Saudável:

Incentive a amamentação exclusiva pelo menos  até os seis meses de idade, conforme a orientação do pediatra. Isso fornecerá ao seu bebê todos os benefícios nutricionais e de saúde bucal do leite materno.

Crie o hábito de limpar as gengivas do seu bebê  com uma gaze embebida em água filtrada, mesmo antes dos primeiros dentinhos nascerem.

Quando os primeiros dentinhos aparecerem, comece a cuidar da higiene do seu bebê com  uma escovinha de dentes infantil. O uso de pasta de dentes, nesse início, não é necessário nem recomendado.

O médico pediatra geralmente faz o acompanhamento  do nascimento dos primeiros dentes do seu bebê. A partir de 2/3 anos, você pode agendar consultas regulares com um dentista, de preferência um odontopediatra.

O dentista irá acompanhar o desenvolvimento da saúde bucal e fornecer orientações específicas para o cuidado dos dentes.

A amamentação é uma oportunidade única de fortalecer o vínculo com o bebê e contribuir para um sorriso saudável e bonito ao longo da vida. Além dos benefícios nutricionais, a amamentação estimula o desenvolvimento da arcada dentária, a melhora do posicionamento dos dentes, a estimulação do fluxo salivar e protege o sorriso do bebê contra cáries e outros problemas bucais.

Mamãe, aproveite esse momento especial com seu bebê e cuide da saúde bucal dele desde os primeiros dentinho!

 

registrado em: Nutrição, Medicina
Portal da Saúde