Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alimentação saudável na infância: presente para toda a vida

Alimentação saudável na infância: presente para toda a vida

Alimentação saudável na infância: presente para toda a vida

Publicada em 07/10/2018, por Raquel Ferreira, nutricionista do MPF

Alimentação saudável na infância: presente para toda a vida

Pare um momento, feche os olhos e tente se lembrar: qual era sua comida preferida quando você era criança? Quem era o ‘mestre-cuca’ da sua família? Quais lembranças positivas e negativas você tem de refeições com seus familiares queridos?

Enquanto crianças, nossa relação com a comida é construída de forma afetiva e é nessa fase que formamos nossos hábitos alimentares que levamos como base para o resto da vida. É muito importante que nesses primeiros anos de vida a família e a escola cuidem da qualidade dos alimentos oferecidos às crianças, estimulando o consumo de frutas, verduras, legumes, carnes, cereais e feijões, ou seja, comida de verdade, sempre com muito carinho e de forma positiva!

Como podemos ajudar as crianças a comer bem? É bem simples: deixe alimentos saudáveis sempre disponíveis para seus filhos e seja sempre um exemplo em quem eles possam se inspirar. Chame as crianças para ajudar no preparo das refeições, leve-as à feira para conhecer os alimentos, deixem que eles experimentem alimentos saudáveis em situações positivas, como nas férias, viagens, festas e comemorações. Não puna a criança que não quer comer e não ofereça recompensas, pois assim podemos criar associações negativas com a alimentação. E, não ceda às chantagens das crianças maiores para comprar doces e alimentos ultraprocessados: criança não trabalha e não consegue comprar esses alimentos, são os adultos que devem ensinar, com muita paciência, que não são produtos saudáveis e não devem ser consumidos regularmente.

Estamos vivendo numa época em que as refeições em família ou entre amigos, infelizmente, perderam a importância. As crianças são estimuladas a comer alimentos prontos para o consumo, como achocolatados, biscoitos e macarrão instantâneo em circunstâncias inadequadas, comendo na frente da televisão, do celular, do tablet ou até mesmo no carro no caminho da escola. Parece que o mais importante é que a criança coma, não importando a qualidade do alimento nem o contexto em que a refeição ocorre. Não! Na verdade, a qualidade é o mais importante!

Sabemos que nossa rotina é corrida e muitas vezes os pais e as mães se sentem sobrecarregados com as várias demandas que têm para resolver no dia a dia e que, no fim das contas, todo pai e toda mãe tenta fazer o melhor para seus filhos com recursos que tem disponíveis. Agora parem para pensar: será que dá tanto trabalho assim misturar um chocolate no leite ao ponto de trocar por um achocolatado de caixinha? Será que dormir 30 minutos a menos e acordar um pouco mais cedo não valeria a pena para fazer um café da manhã em família, nem que fosse um copo de vitamina de frutas e um pão com manteiga?

Sim, é hora de rever a rotina! Passe mais tempo com seus filhos, faça um piquenique no parque, tenha sempre frutas e hortaliças em casa e estimule as crianças a comer melhor. Os hábitos formados na infância ajudam a construir uma alimentação saudável e evitar as doenças crônicas da vida adulta, como diabetes, hipertensão, câncer, e obesidade.

Compartilhamos com vocês um ensaio muito interessante sobre o impacto da alimentação na saúde das crianças.

https://www.greggsegal.com/P-Projects/Daily-Bread/1/thumbs

Feliz dia das crianças!

registrado em: Nutrição
Portal da Saúde