Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Danos na Retina causados pela COVID-19

Danos na Retina causados pela COVID-19

Danos na Retina causados pela COVID-19

Publicada em 13/04/2021, por Maria Olindina Luna Brandão, Analista de Saúde do MPU/Medicina/Oftalmologia

danos-retina-covid-19.jpg

Um estudo realizado no Brasil, por oftalmologistas da UNIFESP, publicado pela revista britânica The Lancet, mostrou que o novo coronavírus pode causar lesões anatômicas na retina. Até a publicação desse estudo, a única manifestação descrita do COVID-19 nos olhos era a conjuntivite. Mas, ao contrário da infecção na conjuntiva, em que há vermelhidão e secreção ocular, o impacto da retina não é percebido à “olho nu”.

As alterações ocorreram mesmo em casos mais leves que não demandaram internações na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e ainda não há evidências de que tais danos levem a perda visual. O estudo relatou alterações da retina em 12 pacientes adultos (todos profissionais da saúde), com idades entre 25 e 65 anos, os quais foram examinados de 11 a 35 dias após o início dos sintomas da doença. Nenhum paciente relatou alteração visual, mas testes específicos de fisiologia da retina mostraram lesões anatômicas que podem ter um componente funcional. Segundo o oftalmologista Rubens Belfort Júnior, a situação é parecida com os casos de COVID-19 em que o paciente aparentemente se sente bem, apresentando-se apenas com um pouco de tosse e quando realiza uma Tomografia Computadorizada de tórax, observam-se lesões pulmonares.

Todos os pacientes apresentaram febre, astenia (fraqueza) e dispneia (dificuldade para respirar), e 11 pacientes também apresentaram anosmia (perda do olfato). Todos apresentavam parâmetros sanguíneos normais no momento da avaliação oftalmológica.

Para detectar as alterações na retina foram realizadas OCT (Tomografia de Coerência Óptica) e angiografia OCT, que detectaram lesões hiper-reflexivas no nível das células ganglionares e nas camadas plexiformes interna, manchas algodonosas sutis e micro-hemorragias. As células ganglionares (um tipo de neurônio encontrado na retina) também existem no sistema nervoso central e dão suporte às funções neurológicas. O achado de lesões nessas células pode ser um biomarcador de lesões no sistema nervoso central que não são clinicamente perceptíveis.

Descobertas recentes têm demonstrado que uma parte dos pacientes da COVID-19 desenvolvem também alterações cerebrais. Esses sinais na retina podem ser uma maneira simples e rápida de detectar alguma correlação com o sistema nervoso. A acuidade visual e os reflexos pupilares se mostraram normais e não se observou sinais ou sintomas de inflamação ocular.

Como não se sabe o que vai acontecer com a visão desses pacientes, se as lesões vão desaparecer ou piorar ao longo do tempo, pessoas que foram acometidas com COVID-19 e apresentarem sintomas ou sinais de problemas oftalmológicos devem procurar um especialista para acompanhamento.

 

Fonte: Retinal findings in patients with COVID-19. Published: may 12, 2020. DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31014-x

registrado em: Medicina
Portal da Saúde