Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Autismo no Ambiente de Trabalho

Autismo no Ambiente de Trabalho

PR/PE e SSI-Saúde realizam evento para fortalecer a inclusão e orientar sobre o autismo no MPF

Publicada em 09/04/2024

O evento será realizado em 24 de abril, das 14h às 16h no Zoom, tem inscrições limitadas para 50 participantes. Inscreva-se aqui! Os participantes receberão adicional de qualificação (AQ).

A live dedicada a todos os integrantes do MPF será liderada pelo Dr. Vinícius Pedreira Almeida, médico Psiquiatra. O evento será mediado pela Dra. Thereza Livramento Sisnando Almeida, analista do MPU/Psiquiatria.

O evento discutirá as noções básicas sobre o autismo e suas consequências nas atribuições funcionais do MPF, com o objetivo de fortalecer a inclusão e o respeito à diversidade, combater preconceitos, além de compartilhar informação sobre direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Dr. Vinícius Pereira abordará conteúdos como o conceito de autismo nos dias atuais; fatores familiares e ambientais para o agravamento de sintomas no autismo; diagnósticos e tratamentos; além de discutir quais as atribuições funcionais podem ser comprometidas no adulto com Autismo (foco em habilidades cognitivas); e, como o MPF pode contribuir para melhorar o desempenho funcional de Autista no ambiente de trabalho.

Início das inscrições: 09/04/2024 - As inscrições podem ser feitas no Hórus.

Fim das inscrições e do prazo para autorização da chefia imediata: 29 de abril de 2024

Data de realização: 24/04/2024, das 14h às 16h no Zoom.

Abril, o mês da conscientização sobre o autismo

O mês de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como período de conscientização sobre o autismo, assim como para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela

dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos.

Dada a larga variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª edição. Atualmente o autismo é classificado em três níveis, que variam de acordo com a necessidade de suporte.

Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e devem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

É sobre isso que falará Dr. Vinícius Pereira* no dia 24 de março, quarta-feira às 14h.

Participe!

Inscreva-se aqui!

Mais em informações em https://saude.mpu.mp.br/

Canal do Portal da Saúde do MPU: https://www.youtube.com/channel/UCATSa8EzvJh0R_kxaWZmPQw

registrado em: SSI-Saúde, Medicina
Portal da Saúde