Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Benefícios da meditação para a saúde mental

Benefícios da meditação para a saúde mental

MPF promove campanha com ações para cuidar da saúde mental em todas as fases da vida

Publicada em 06/09/2023

A meditação é uma prática milenar que promove a concentração e o autoconhecimento. É um processo de treinamento da mente que nos ajuda a perceber e compreender melhor o momento atual, observando nossos pensamentos e emoções sem julgamento.

A meditação tem sido associada a uma série de benefícios para a saúde mental, incluindo:

  • Melhor gestão/redução do estresse e da ansiedade: a meditação ajuda a reduzir os níveis de cortisol, um dos hormônios sinalizadores do estresse. Também ajuda a aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que está relacionado ao bem-estar. A redução do estresse e da ansiedade é um dos benefícios mais bem documentados da meditação. Estudos mostram que a meditação pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol. Também pode ajudar a melhorar o humor, a reduzir a irritabilidade e a aumentar a sensação de bem-estar.
  • Melhor qualidade do sono: a meditação pode ajudar a dormir melhor, pois ajuda a acalmar a mente e o corpo. Indiretamente a meditação, ao colaborar com a redução da ansiedade e do estresse, pode interferir positivamente no sono. Diretamente, ao o relaxamento muscular e com a melhoraria da respiração, a meditação pode facilitar o adormecimento.
  • Aumento da concentração: comprovadamente a meditação ajuda a melhorar a atenção e a concentração. Isso ocorre porque a prática meditativa promove o treinamento mental para a concentração em um único objeto ou pensamento, o que pode ser útil para o trabalho, os estudos e a vida cotidiana.
  • Redução de dores crônicas: ao colaborar com a redução da tensão muscular e a ansiedade, a meditação pode ajudar a reduzir a dor crônica. Neste caso, os estudos mostram que a meditação pode ajudar a reduzir a intensidade da dor, a necessidade de medicação e o impacto da dor na qualidade de vida.
  • Aumento da empatia e da compaixão: a meditação pode ajudar no desenvolvimento da empatia e da compaixão, pois nos ajuda a entender melhor os nossos próprios pensamentos e emoções, e os dos outros.

É difícil encontrar argumentos contra a meditação uma vez que os seus benefícios para a saúde mental têm sido repetidamente demonstrados por estudos científicos em diferentes contextos. Além disso, a meditação pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade ou condição física. Inicialmente pode parecer difícil “parar” e meditar, mas apenas alguns minutos de meditação podem trazer benefícios.

Você pode iniciar agora clicando aqui https://saude.mpu.mp.br/saudeemrede/controle-do-estresse/pratica-de-mindfulness

Aqui estão algumas dicas para começar a meditar:

  • Encontre um lugar tranquilo e confortável para meditar.
  • Escolha uma posição que seja confortável para você, seja sentado, deitado ou de pé.
  • Feche os olhos e concentre-se na sua respiração.
  • Observe sua respiração sem julgamento, simplesmente observando como ela entra e sai do seu corpo.
  • Se seus pensamentos vagarem, não se preocupe, apenas gentilmente os traga de volta para sua respiração.
  • Continue meditando por alguns minutos, ou pelo tempo que achar confortável.

Confira uma trilha de prática meditativa completa em https://saude.mpu.mp.br/saudeemrede/controle-do-estresse

Mais sobre o tema em https://saude.mpu.mp.br/noticias/o-estresse-e-o-mal-do-seculo-ou-ele-pode-nos-ajudar

registrado em: Controle do Estresse
Portal da Saúde